Carinhanha completou 102 anos de emancipação política na última quarta.
Na última quarta-feira, 17 de agosto, o município de Carinhanha, completou 102 anos de emancipação política. Os primeiros habitantes desse território foram os índios Caiapós que tinham sua aldeia localizada nas terras onde hoje se encontra a nossa cidade. Viviam em completa harmonia quando, pelo ano de 1712, aproximadamente, depararam-se pela primeira vez com um homem branco.
Na última quarta-feira, 17 de agosto, o município de Carinhanha, completou 102 anos de emancipação política. Os primeiros habitantes desse território foram os índios Caiapós que tinham sua aldeia localizada nas terras onde hoje se encontra a nossa cidade. Viviam em completa harmonia quando, pelo ano de 1712, aproximadamente, depararam-se pela primeira vez com um homem branco. Segundo a tradição local, esse diferente visitante tratava-se do bandeirante Manuel Nunes Viana, vencedor dos paulistas na Guerra dos Emboabas. A procura do rio das Velhas atingiu a margem esquerda do rio São Francisco e indo para o sul atravessou o rio Carinhanha – ou Carunhenha – onde encontrou o aldeamento caiapó, resultando numa luta sangrenta que finalizou com o fracasso dos índios. Vencedor da batalha, o bandeirante aqui fixou base para suas conquistas aonde, posteriormente veio a ser o centro de intercâmbio entre a Bahia e o Estado de Minas Gerais. Muitos queriam que o nome do local fosse “Carunhanha”, que significa “loca de sapo”, entretanto, a maioria atribui o topônimo indígena à grande quantidade de aves de nome Carunhenha existente outrora no lugar. Em 1832, o “julgado” de São José de Carinhanha, pertencente à comarca do rio São Francisco, foi elevado à categoria de vila, sendo criado daí o município com território desanexado da Barra do Rio Grande. Sua sede recebeu foros de cidade em 1909. Outrora no lugar. Em 1832, o “julgado” de São José de Carinhanha, pertencente à comarca do rio São Francisco, foi elevado à categoria de vila, sendo criado daí o município com território desanexado da Barra do Rio Grande. Sua sede recebeu foros de cidade em 1909.
A festa dos 102 anos de emancipação politica de Carinhanha será nesta sexta-feira, 19 de agosto, na Praça do Relógio. A Secretaria de Cultura do município preparou diversas atividades para essa sexta-feira, como maratona, passeio ciclístico e outras atividades que estarão acontecendo durante toda dia. Duas atrações foram contratadas, Sandro Matos e Skema Light.
Fonte e Redação: Folhadovale. Net