Câmara de vereadores de Iuiú realiza primeira sessão
A alegação da vereadora foi que ela observou muita falta na gestão passada, aonde os vereadores alegavam ser fim de semana e tinha outros compromissos. A indicação foi aprovada elos vereadores
O encontro dos 9 vereadores eleitos e reeleitos em 7 de outubro de 2012,aconteceu na noite de sexta-feira,15 de fevereiro, no Plenário da Câmara de Vereadores de Iuiú,no sudoeste da Bahia. Os trabalhos tiveram inicio as 20h00min, com a presença de todos os parlamentares e casa cheia. O presidente da casa Roberto Pereira Mesquita, Beto do Ônibus (PSD).
O presidente iniciou os trabalhos citando que não será tolerada falta de vereadores, caso elas ultrapassem dois terço o vereador terá o mandato cassado como manda um regimente interno. Em seguida, foi convidado o vice-prefeito Francisco Guedes e o prefeito Carlos Vagner Lopes Frota (PT), para compor a mesa.
A palavra foi franqueada para o vice-prefeito que agradeceu a confiança do povo e prometeu honrar os compromissos e a constituição Federal. O prefeito Dr.Vaguinho usou a palavra em seguida, o mesmo falou da satisfação e administrar o município de Iuiú. Segundo ele, os municípios brasileiros enfrentam dificuldades e Iuiú não é diferente. “Recebi um município que não houve transição, até os dados foram apagado dos computadores, mas espero contar com o apoio dos vereadores para dar fazer o melhor por nossa cidade”, disse.
O primeiro vereador a fazer uso da tribuna Livre foi Pesilandio Vilas Boas Nascimento, Landinho (PSB). Para o vereador é momento de união já que Iuiú atravessa uma seca tremenda. O mesmo citou que fez oposição na gestão passada, mas apreciou tudo que era bom para o povo. “Espero que não façam picuinha e vamos trabalhar”, disse; Sebastiao da Silva Pereira, Tião Diretor (PSD), foi o segundo a usar a palavra. Com um discurso rápido, Tião deixou claro se tiver projetos benéfico à população ele não irá medir esforços, mas quando tiver quer criticar fará a mesma coisa; Robson Barbosa dos Santos (PDT) fez o discurso pautado na agricultura, segundo ele,Iuiú hoje tem três fontes de renda, agricultura e pecuária que não estão bem,aposentados e prefeitura; Adelmiro de Souza Brito só agradeceu a presença de todos; José Wilker Guedes Zeferino,Zé Buríca(PV) e Sirleide Almeida Lopes(PV),usaram o espaço somente para agradecer os votos que receberam nas eleições passada; Gildecio Porto Rego(PSD),fez um discurso moderado e algumas cobranças. Para ele já é hora do povo ver ações; o discurso mais inflamado foi da vereadora Euclenia Donato de Barros (PSD), que iniciou sua fala cobrando da administração o reajuste dos professores que tem dinheiro em caixa e até agora não foi pago. Ela lembrou que quando eles assumiram a administração em 2005, o professor era mal visto. Hoje o professor pode comprar um carro, tem curso superior, mestrado e até doutorado. Tudo isso só funcionar graças à boa gestão. Euclenia criticou muito os 45 dias de governo, que para ela, já é hora de começar trabalhar. Quanto aos dados que o prefeito se referiu, ela disse acha estranho que isso tem acontecido já que tudo é online e o gestor tem controle até março. Nesse momento ela foi muito aplaudida pela plateia e encerrou seu discurso.
Antes de encerrar a sessão, o presidente colocou em votação a indicação da parlamentar Euclenia que muda as sessões de sexta para terça. A alegação da vereadora foi que ela observou muita falta na gestão passada, aonde os vereadores alegavam ser fim de semana e tinha outros compromissos. A indicação foi aprovada elos vereadores
Redação www folhadovale.net