Cães com suspeitas de calazar preocupam moradores de Carinhanha

No bairro São Francisco, uma senhora informou que foi mordida por um cachorro, que tinha todos os sintomas de calazar.

Cão
Cão

Moradores da sede do município de Carinhanha, no oeste da Bahia, estão preocupados com os números alarmantes de cães, que estão com todos os sintomas de Leishmaniose visceral canina, conhecida tradicionalmente como o Calazar, doença incurável que pode transmitir para os humanos através do mosquito da espécie Lutzomia longipalpis, ou “mosquito-palha”, como também é conhecido.

Na manhã desta sexta-feira (6), a reportagem do portal Folha do Vale, fotografou vários animais que estão sangrando, bem como outros sintomas do calazar como pelagem e alteração do abdômen.No bairro São Francisco, uma senhora informou que foi mordida por um cachorro, que tinha todos os sintomas de calazar.

Em contato com Bartira Coordenadora de Endemias, fomos informados que o material de controle da doença está em falta e que a previsão é que este mês  esteja chegando. Conforme Bartira, antes de qualquer ação contra o animal é preciso à confirmação da doença e que para isso é necessário coletar amostra do sangue e enviar a um laboratório para análise e que este processo dura em torno de 15 dias.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário