AMAVALE avança na formação de Consórcio Regional
O encontro também discutiu o projeto cidade digital, que contou a presença do Professor Hélio da UNEB.
A formação do Consórcio Público Regional da AMAVALE, esta muito próxima de se tornar realidade. Reunião promovida pela entidade na manhã desta sexta feira, dia 1, esboçou as providências para iniciar o processo de formatação do órgão a ser formado pelos municípios que compõe o Vale do São Francisco e da Serra Geral.
Após uma detalhada exposição do Secretário de Meio Ambiente de Caetité, João Portela, coordenador do Grupo de Trabalho do Consórcio, ficou definido que os Prefeitos irão enviar as Câmaras os projetos autorizando a participação de cada município para devida discussão e aprovação. A meta, estipulada na reunião, é que os projetos estejam prontos até o final de março e o Consórcio seja fundado até junho.
O Presidente da AMAVALE, Prefeito de Caetité, José Barreira, enfatiza que “a reunião em Lagoa Real foi produtiva e deu um passo decisivo para formar o consórcio”. Já o Prefeito de Guanambi; Charles Fernandes, futuro presidente do Consórcio, afirma que “os prefeitos da Amavale estão unidos e comprometidos com esta proposta que será um instrumento forte para atender as demandas comuns aos municípios da população regional”.
O foco principal será os resíduos sólidos, mas com atuação também em outras áreas como saúde, educação e pavimentação asfáltica. O encontro também discutiu o projeto cidade digital, que contou a presença do Professor Hélio da UNEB.
Presentes os Prefeitos de Matina, Juscélio Fonseca, Dr. Gimmy de Malhada, Beto Maradona de Caculé, Lagoa Real; Zezinho, Secretário de Planejamento de Guanambi; Jairo Magalhães, além de representantes de Riacho de Santana e Dom Basílio.
Por:Gilson Medina
Edição www folhadovale.net