Acampados do Mãe Bernadete desocupam Fazenda da Calsete em Carinhanha

Lineu Fernando Machado Carvalho, anunciou que as famílias que estavam na área deixaram o local na trade de quinta-feira (25).

CARINHANHA — O representante da empresa Calsete Industria Comercio E Serviços Ltda, localizada na Lagoa dos Portácios, em Carinhanha, no sudoeste da Bahia, Lineu Fernando Machado Carvalho, anunciou que as famílias que estavam na área deixaram o local na trade de quinta-feira(25).

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Em janeiro de 2023, mais 220 famílias de camponeses de comunidades do entorno ocuparam a área de propriedade da Calsete. Ações de reintegração de posse foram realizadas, entretanto, os acampados continuaram no local exigindo a desapropriação das quase 7 mil hectares.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Lineu afirma que a saída ocorreu de forma pacifica e não houve confronto. Ele disse que conseguiu retomar 100% das terras nas quais estavam instalados o acampamento Mãe Bernadete.

Na noite da última segunda-feira (22), a líder do acampamento Mãe Bernadete, Laura Alves, fez denúncia grave contra o representante da empresa. Ela disse que os acampados foram ameaçados por “pistoleiros”, inclusive há um mês foram realizados cerca de 50 disparos de arma de fogo, além disso, os “pistoleiros” levaram uma moto de um dos acampados.

Lineu disse que um drone sobrevoou a região e constatou que não havia mais ninguém, somente um cão abandonado amarrado com maus-tratos tendo sido solto. “Os barracos de lona que restavam foram destruídos e uma equipe de guarda patrimonial ficará no local para garantir que eles não voltem mais”, comentou.

Lineu explicou que essa área região deverá ser preservada totalmente, haja vista, que a empresa utiliza para alcançar o chamado crédito de carbono. Ação que tem como maior objetivo, promover preservação da natureza.

Para quem não sabe, créditos de carbono representam um mercado de créditos gerados com base na emissão de gases de efeito estufa à atmosfera, podendo ser comercializados entre países.

Leia mais:
Deixe seu comentário