Alunos do curso de Jornalismo da UniFG sabatinam músico Túlio Augusto

“Eu já tinha uma paixão pela música. Naquela época em Guanambi, ou você ia para Montes Claros ou Salvador. Minha irmã já residia em Salvador e ficou mais fácil”, disse Túlio

Túlio
Túlio

O músico guanambiense Túlio Augusto, de 35 anos, residente na Europa foi sabatinado pelos alunos do curso de Jornalismo, no Centro Universitário-UniFG, na noite da última quinta-feira, 30 de agosto.

Túlio foi convidado pela professora Adriana Bonfim, orientadora da disciplina de Cultura Brasileira. Considerado tímido, o músico ainda falou da sua trajetória de vida, formação e desafios enfrentados.

Dono de um talento indiscutível, o músico Túlio Augusto, foi questionado pelos estudantes como nasceu à paixão pela música. Segundo Túlio, até os 16 anos ele não sabia o que queria, mas seu contato com comunidades quilombos no Recôncavo foi fundamental para ele tomar uma decisão.

“Eu já tinha uma paixão pela música. Naquela época em Guanambi, ou você ia para Montes Claros ou Salvador. Minha irmã já residia em Salvador e ficou mais fácil”, disse Túlio.

Quanto à falta de espaço para esse tipo de música em Guanambi, Túlio deixou claro que culturalmente o país enfrenta esse problema. “Nos Estados Unidos, por exemplo, toda escola tem aula de música. Muitas cidades possuem filarmônicas, essa questão precisa ser pensada pelo município de Guanambi”, finalizou.

Em conversa com a professora Adriana Bonfim, ela falou da importância dessa roda de conversa. “Recebemos um músico com um talento nato, essa vivencia dele com outras culturas proporcionaram aos alunos um momento único. Obrigado Túlio!”, disse Adriana.

Túlio é graduado em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Composição Musical e mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro (Portugal), e doutorando em Composição pela Universidade de Aveiro.

O guanambiense lançou o album instrumental conceitual pela internet. O album “Blue Spell” tem como tema os processos de transcendência de consciência. O álbum foi gravado em Portugal e reúne temas gravados entre os anos de 2013 e 2017.

Blue Spell traz como instrumentos de destaque a guitarra e a gaita, os principais instrumentos do compositor, que também gravou todos os instrumentos do álbum. Todas as músicas, exceto duas faixas de domínio público, são de autoria de Túlio Augusto.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário