Prefeito de Malhada recua e avisa que vai pagar professores

“Foi tirado neste momento à gratificação de atividades complementares e o deslocamento que vai ser compensado agora neste mês, isso deu entorno de 78 mil reais a menos nessa folha. Esse valor está previsto para agora repor nos dias 10,20 e 30," disse.

O prefeito do município de Malhada, no sudoeste da Bahia, Gimmy Everton Mouraria Ramos, Dr.Gimmy (PT), recuou na manhã desta segunda-feira (7), após professores invadirem a sede da prefeitura. Os  docentes cobram explicação por parte do gestor do desconto de quase mil reais no salário de cada um.

Segundo o secretário de administração Pablo Baleiro, o corte foi um processo natural da economia, com queda no número de aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. Pablo explicou que quando fechou a folha de pagamento não tinha saldo para pagar todos, então, eles reuniram e em consenso optaram em pagar a metade. “Foi tirado neste momento à gratificação de atividades complementares e o deslocamento que vai ser compensado agora neste mês, isso deu entorno de 78 mil reais a menos nessa folha. Esse valor está previsto para agora repor nos dias 10,20 e 30,” disse Pablo.

Questionado sobre se havia movimento político nesta reivindicação, Pablo disse que não viu nada nesse sentido. “Eles estão cobrando o que é de direito”, fechou Pablo.

O presidente do SISPUMMA-Sindicato dos Servidores Públicos de Malhada, Juvenal Júnior, tachou de motim a ocupação dos sócios a sede. Juvenal citou que estava por fora do que tinha acontecido sobre o não pagamento dos professores. Ele ainda acrescentou que o município perdeu mais de mil alunos nos últimos quatros anos, por isso essa redução no FUNDEB.

Após ocuparem a sede da prefeitura na manhã desta segunda-feira, os professores se deslocaram até a sede da rádio Pontal FM, em Carinhanha, onde o gestor estava previsto para conceder uma entrevista, mas não compareceu. Gimmy preferiu mandar o secretário e o presidente do SISPUMMA.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário