Escrivã da Policia de Malhada foi à entrevistada do programa Em Cima do Rastro.

Um assunto que vem chamando atenção da sociedade nos últimos meses é o bullyng. Um assunto conhecido por muito e odiado por todos. Para falar sobre o assunto, o programa Em Cima do Rastro da Rádio Pontal FM, entrevistou nesta sexta-feira, 12 de agosto, Simone Brito, escrivã da policia Civil de Malhada e historiadora formada pela UESC-Universidade Santa Cruz. A mesma é especialista em historia da África. Lei a entrevista abaixo sobre o bullying.

Um assunto que vem chamando atenção da sociedade nos últimos meses é o bullyng. Um assunto conhecido por muito e, odiado por todos. Para falar sobre o assunto, o programa Em Cima do Rastro da Rádio Pontal FM, entrevistou nesta sexta-feira, 12 de agosto, Simone Brito, escrivã da policia Civil de Malhada e historiadora formada pela UESC-Universidade Santa Cruz. A mesma é especialista em historia da África. Lei a entrevista abaixo sobre o bullying.
Em Cima do Rastro – O que é bullyng?
Simone Brito- É um comportamento agressivo intencionalmente doloroso, física ou psicologicamente, e repetido. Como envolve um desequilíbrio de poder, normalmente é ameaçador.
Em Cima do Rastro- Quais são as conseqüências do bullyng?
Simone Brito- O bullying priva a criança de um direito básico, que é uma infância feliz. Pode criar uma série de problemas de saúde, como depressão, ansiedade, fobia, distúrbios alimentares e estresse pós-traumático. Muitos alunos faltam à escola para fugir do bullying. E podem buscar aceitação aderindo a gangues ou mergulhar no álcool para fugir dos problemas. Alguns cometem suicídio. Também se sabe que a maioria dos atiradores escolares nos EUA eram vítimas de bullying.
Em Cima do Rastro –O bullyng é um problema crescente?
Simone Brito- Parece que o bullying cresce hoje porque menos pais ensinam suas crianças a desenvolver o autocontrole. Talvez, também, os pais passem menos tempo com as crianças para desenvolver nelas sensibilidade para necessidades e sentimentos dos outros, além de apreço à regra de ouro: trate os outros como você quer ser tratado.
Em Cima do Rastro-Como se defender do bullyng?
Simone Brito- As crianças podem se defender evitando o agressor ao máximo e não andando sozinhas, por exemplo. Também não devem mostrar ao agressor que se sentem magoadas, mas confiantes. Retaliação física ou verbal piora o problema.
O importante é que elas não devem pensar que têm que resolver o caso sozinhas. Quando adultos se envolvem, o bullying é interrompido ou reduzido.
Em Cima do Rastro-Como são os ataques?
Simone Brito- A maioria do bullying acontece em segredo, longe dos professores. Isso faz as escolas subestimarem o problema. Para se ajudar, as crianças devem conversar com um adulto de confiança. Muitos não fazem isso para não passarem por dedos-duros. Mas dedurar é colocar alguém em encrenca, e denunciar o bullying é tirar alguém da encrenca.
Em Cima do Rastro-O que é cyber bullyng?
Simone Brito- O bullying na internet frequentemente causa mais vergonha, porque as vítimas sentem que o mundo inteiro está assistindo. Outro problema é que às vezes é difícil saber quem está por trás do bullying. Os agressores simulam ser outra pessoa, às vezes se fazem passar pela própria vítima.

Ao termino do programa Em Cima do Rastro, Simone citou alguns caso de bullyng que aconteceu na cidade de Malhada, sendo que os envolvidos em todos os casos foram punidos. Simone também citou dos trabalhos de palestras que ele vem realizando nas escolas, a convite da Secretaria de Educação.

Fonte e Redação:Folhadovale.Net

Deixe seu comentário