Fazendeiro invade terra pública no distrito de Pinga Fogo em Palmas de Monte Alto causando revolta à população
A equipe do portal Folha do Vale procurou o IBAMA-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que responsabilizou a Prefeitura de Palmas de Monte Alto, por permitir o comportamento do fazendeiro.
No final da década de 80 e início dos anos 90, o distrito de Pinga Fogo, no município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, foi o local que mais atraiu turistas da região, ficando atrás apenas no balneário Pontal, localizado no município de Carinhanha.
Com uma área equivalente a cinco campos de futebol, a Barragem do Pinga Fogo, foi fonte de renda de muitos moradores que tiravam o sustendo dali, inclusive sendo caso de polícia para aqueles que tentavam tirar seu sustento das águas.
Trinta anos após toda essa fartura, o cenário é de destruição que lembra mais um deserto do que aquele santuário do passado. Segundo os moradores de Pinga Fogo, a área que pertence a União, agora está sendo invadida pelo fazendeiro guanambiense, identificado por Tonico de Zé Mineiro. “Primeiro ele meteu a maquina e destruiu toda vegetação na margem da Barragem, que além de ser ilegal é imoral. Agora ele vai cercar o Vale, local que sempre pertenceu ao povo”, disse um morador.
De acordo apurou o portal Folha do Vale, Tonico se apossou de terras do reservatório público federal e, além de cortar e queimar algumas espécies vegetais nativas, ainda começou a cercar a área. Embora esteja sob responsabilidade da União, a Secretária de Meio Ambiente de Palmas de Monte Alto pode interceder quando a área de preservação do entorno Barragem estando ameaçada.
A equipe do portal Folha do Vale procurou o IBAMA-Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que responsabilizou a Prefeitura de Palmas de Monte Alto, por permitir o comportamento do fazendeiro, já que até agora o órgão municipal que tem poder de embargar não fez nada.
O órgão orientou os moradores que procurem a delegacia de polícia e registre um boletim de ocorrência, caso fique comprovado a negligencia o secretário pode responder criminalmente.
O presidente da Associação, ainda tentou dialogar com o fazendeiro, mas foi ameaçado. O vereador Oscarino Roriz, representante da comunidade também não se pronunciou sobre o fato.
O fazendeiro Tonico não foi localizado pela equipe do portal para comentar sobre o assunto, que vem prejudicando toda comunidade.
- Barragem do Pinga Fogo
- Barragem do Pinga Fogo
- Barragem do Pinga Fogo
- Barragem do Pinga Fogo
- Barragem do Pinga Fogo
- Barragem do Pinga Fogo
- Barragem do Pinga Fogo
- Barragem do Pinga Fogo
- Barragem do Pinga Fogo
Redação www folhadovale.net