Dnit promete retomar BR-135 daqui a um mês, com escolha da empresa para trecho Monte Rei-Montalvânia
Por:Luisclaudioguedes.com.br
Duas notícias movimentaram, nos últimos dias, a longa novela da pavimentação da BR-135 entre Itacarambi e Montalvânia, no extremo Norte de Minas. Na mais recente delas, o Departamento Nacional de Obras de Infraestrutura (Dnit) publicou, na quinta-feira (24), o aviso de licitação no Diário Oficial da União para escolher a empresa que vai retomar o asfalto do subtrecho da rodovia federal entre o povoado de Monte Rei e Montalvânia, com extensão de 18,1 quilômetros. A autarquia federal definiu o dia 20 de maio como a data para a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em se qualificar para a execução da obra.
A obra está paralisada desde o final de 2011, quando a empresa responsável pela pavimentação a SPA Engenharia, não conseguiu cumprir cronograma acordado com o Ministério dos Transportes para o final da obra e deixou a região sem concluir a fase de terraplanagem da rodovia.
Noutra frente, o Dnit anunciou há alguns dias o nome da empresa vencedora da licitação para a elaboração do projeto de engenharia que vai viabilizar a pavimentação da BR-135, no trecho entre Manga e Itacarambi. A vencedora do processo foi a Spazio Urbanismo Engenharia Ltda., de Goiânia.
As duas medidas são desdobramentos da audiência pública realizada em Manga, há dois meses, com técnicos do próprio Dnit e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).