Ataque a sem-terra invasores da Fazenda Torta deixa pelo menos 11 feridos em Verdelândia

O imóvel é de propriedade do fazendeiro João Dias, irmão do ex-prefeito de Jaíba Arnaldo Hélio Dias. Segundo informações do jornalista Romero Dias, o grupo de sem-terra chegou à fazenda no último sábado em carros e motos.

Por:Luis Claudio Guedes

Imagem
Imagem

Por pouco não acaba em tragédia o ‘rolezinho’ que trabalhadores sem-terra fizeram no último final de semana à sede da Fazenda Torta, na comunidade de Barreiro Grande, em Verdelândia, no extremo Norte de Minas, no final da tarde do domingo (19). Ligados ao movimento Liga Operária Camponesa do Norte de Minas, eles foram recebidos à bala, supostamente por pessoas ligadas aos donos da propriedade. Segundo o repórter Oliveira Júnior, de Janaúba, pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, após a chegada de duas caminhonetes ao local, que foi rebatizado para Assentamento Fazenda Arapuim.

O imóvel é de propriedade do fazendeiro João Dias, irmão do ex-prefeito de Jaíba Arnaldo Hélio Dias. Segundo informações do jornalista Romero Dias, o grupo de sem-terra chegou à fazenda no último sábado em carros e motos. Os donos da propriedade alegam que o imóvel não se enquadra nos requisitos para efeito de desapropriação da reforma agrária porque explora pecuária de corte e mantém grande quantidade de animais bovinos. A ameaça de invasão teria sido antecipada pelos integrantes da Liga Camponesa e haveria até aviso de que seriam recebido a bala caso levassem a ocupação da fazenda adiante.

Segundo o relato dos sem-terra à Polícia Militar, os agressores teriam chegado ao local em duas picapes e já foram atirando na direção das pessoas que se encontravam no local. Rendidos, eles teriam sido obrigados a deitar no chão, quando foram agredidos a coronhadas e socos. Um dos líderes da ocupação, o vereador por Verdelândia José Mendes Neto, o Zé Gato (DEM), foi atingido por um disparo e levado para Montes Claros, mas não corre risco de morte. Vai saber o que um vereador do DEM fazia no meio de uma invasão do sem-terra.

A região de Verdelândia concentra um dos focos da atuação da Liga Operária Camponesa do Norte de Minas. Os sem-terra reivindicam pelo menos 40 áreas em toda a região e reclamam da lentidão do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na solução dos conflitos. Há queixas também de pressão dos donos das terras e até dos órgãos ambientais. Em novembro do ano passado, a Liga Operária fechou algumas das principais rodovias que cortam região – entre elas a MG-401, na altura da cidade de Verdelândia, para cobrar mais agilidade do Estado na titulação das ocupações. A Polícia Militar diz não ter indicação de quem são os responsáveis pela ação, mas os sem-terra apontam que, entre os agressores, poderia estar um dos filhos do dono da fazenda.

Equipes do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, do Samu e do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, foram para o local no início da note do domingo. Pelo menos seis pessoas teriam sido encaminhadas para o Hospital Regional de Janaúba, entre elas a que foi baleada – que foi posteriormente transferida para Montes Claros.

As vítimas alegam que além da tentativa e das agressões, o grupo de agressores teria furtado alguns pertencentes dos sem-terra, caso de telefones celulares e dinheiro. Policiais do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba estão na redondeza com o intuito de proteger a integridade física das pessoas e também identificar, localizar e prender os agressores.

Edição www folhadovale.net

Deixe seu comentário