Pela primeira vez Montalvânia participa dos Jogos Escolares de Minas Gerais
Os estudantes cochaninos irão participar do futsal masculino e feminino e vôlei masculino e feminino.

Estudantes das escolas estaduais do município – Inconfidentes, Galileu Galilei e Montalvânia -, embarcaram na última segunda-feira, 29 de abril, rumo a Januária para participar, pela primeira vez, dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG.
O prefeito Jordão Medrado compareceu no momento do embarque para desejar boa sorte a todos e estará presente na cerimônia de abertura nesta quarta-feira, 1° de maio.
Para o estudante João Victor Lula, de 15 anos, será uma honra para ele representar sua escola, o município e mostrar o que Montalvânia tem de melhor.
De acordo com Mateus Macena, 16 anos, participar do JEMG será uma troca de experiências e uma oportunidade única de conhecer pessoas e a cultura de outras cidades.
Laís Figueiredo, de 14 anos, disse que o melhor de tudo isso, além da prática esportiva, serão os valores, experiências e contatos que irá fazer.
– Além de adquirir experiência, quero desempenhar ao máximo e fazer o melhor por minha escola e minha cidade, declara Laís.
JEMG
O Minas Olímpica / JEMG é um programa do governo de MG e visa o aperfeiçoamento da gestão dos jogos e melhoria do nível técnico dos participantes e indica os representantes do estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.
São 740 municípios inscritos e mais de 1.500 escolas participantes. A competição acontece em 51 sedes de várias regiões de MG e Januária é uma delas. De 1° a 5 de maio 51 escolas de 18 municípios da região competem nas modalidades basquete, futsal, handebol e vôlei.
Os estudantes cochaninos irão participar do futsal masculino e feminino e vôlei masculino e feminino.
Os municípios participantes da etapa microrregional em Januária são: Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Itacarambi, Januária, Juvenília, Manga, Matias Cardoso, Miravânia, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, São João das Missões, Ubaí, Urucuia, Varzelândia.
O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam do JEMG alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios mineiros.
As modalidades disponíveis no JEMG são: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, natação, peteca, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino.
Nas competições paralímpicas participam os alunos de 12 a 20 anos, nas modalidades de atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Os Jogos acontecem em 5 etapas (municipal, microrregional, regional, atletismo e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos.
Início de um novo ciclo no Município
As coordenadoras do projeto em Montalvânia são a diretora da Escola Municipal São José de Pitarana, Ana Maria Lopo Abreu e a professora de Educação Física do Município, Alessandra Lima.
Conforme a professora Alessandra os estudantes estão preparados e irão fazer bonito na competição, mas o mais importante é a troca de experiências que todos irão ter, conhecendo pessoas diferentes.
– Participar desta competição está sendo muito importante para todos nós, pois, acredito que a cidade começa a viver, a partir de agora, um novo ciclo no esporte e quem ganha com isso é o próprio município e a população, encerra Ana Maria.
Por:(Ascom/Prefeitura de Montalvânia)
Redação www folhadovale.net