Programa Medicamento em Casa chega ao município de Carinhanha

A distribuição dos medicamentos é feita pelos Correios, em formato semelhante ao da entrega de cartas e o prazo para recebimento é de até quatro dias.

Desenvolvido pela Sesab em parceria com o Ministério da Saúde, o Programa Medicamento em Casa beneficia pacientes de baixa renda de 32 municípios baianos. A ação busca não só assegurar o acesso dos pacientes aos medicamentos que tanto necessitam – já que os mesmos não terão mais que se deslocar para as unidades de saúde -, mas contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso ao programa, o paciente tem que ser referenciado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), ser atendido em uma Unidade Saúde da Família (USF), fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico, que vai decidir pela prescrição do medicamento.

A distribuição dos medicamentos é feita pelos Correios, em formato semelhante ao da entrega de cartas e o prazo para recebimento é de até quatro dias. As remessas estão cadastradas no sistema on-line dos Correios (www.correios.com.br).

Objetivos do Programa

– Garantir o acesso a medicamentos essenciais a pacientes com diabetes e hipertensão;
– Garantir o acesso a anticoncepcionais orais e preservativos dos assistidos pelo Programa de Planejamento Familiar;
– Contribuir para o fortalecimento da Rede Básica de Saúde;
– Fortalecer a Assistência Farmacêutica Básica;
– Possibilitar a humanização da assistência através da redução das filas nas farmácias das Unidades Básicas e melhorar a adesão terapêutica e reduzir complicações a médio e longo prazo.

Para maiores informações sobre o programa, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Carinhanha, através do telefone: (77) 3485-2284 ou compareça à Secretaria na Rua Capitão Arthur Lima no horário comercial.

Edição www folhadovael.net

Deixe seu comentário