Câmara de Jaíba instala CPI para investigar ex-prefeito
Os vereadores também querem apurar as causas que levaram o município a descumprir metas dos programas de saúde e a razão dos atrasos nos repasses financeiros para a Câmara.
Por:Luis Claudio Guedes
A Câmara de Vereadores de Jaíba, no extremo Norte de Minas, vai investigar a segunda metade do governo do ex-prefeito Sildete Rodrigues de Araújo, o Detinho (PMN), durante os anos de 2011 e 2012. O presidente da Casa, vereador Júnior Leonir (PSDB), instalou, na reunião do mensal do dia 6 de fevereiro, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar gastos suspeitos da administração no período delimitado. O pedido de instalação da CPI foi motivado por um quinto dos membros do legislativo local.
A missão da CPI é realizar operação pente-fino na tentativa de descobrir se houve improbidade administrativa ou não do ex-prefeito nos episódios de atraso pagamento de vencimento dos servidores, o não recolhimento das contribuições patronais e dos servidores para a conta do INSS, além do sucateamento da frota de veículos, inclusive transporte escolar. Os serviços essenciais prestados à população foram suspensos (caso da limpeza pública) ou contingenciados durante o último mês da administração Detinho, quando o município teria recebido mais de R$ 4 milhões de recursos via transferências constitucionais.
Os vereadores também querem apurar as causas que levaram o município a descumprir metas dos programas de saúde e a razão dos atrasos nos repasses financeiros para a Câmara. Segundo o blog ‘Folha de Jaíba, há ainda “fortes indícios da existência de funcionários fantasmas” e suspeitas superfaturamento em contratos para recuperação de estradas vicinais do município.
Edição www folhadovale.net