Homem é indiciado por injúria racial e outros crimes na internet na Bahia

O investigado utilizava um perfil falso no Instagram para publicar comentários ofensivos e discriminatórios, com ofensas diretas à cor da pele.

VITÓRIA DA CONQUISTA – A Polícia Civil da Bahia concluiu, nesta segunda (8), um inquérito que resultou no indiciamento de um homem pelos crimes de injúria racial, discriminação religiosa e injúria comum, após ataques virtuais cometidos contra uma vítima nas redes sociais.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

De acordo com a 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, o investigado utilizava um perfil falso no Instagram para publicar comentários ofensivos e discriminatórios, com ataques diretos à cor da pele e à religião de matriz africana praticada pela vítima.

As mensagens, além de conterem expressões racistas, também traziam preconceito religioso e tentavam atingir a dignidade da pessoa alvo das ofensas. Segundo a polícia, os crimes foram praticados de forma reiterada e com a clara intenção de humilhar e intimidar a vítima por meio virtual.

Por meio de técnicas de investigação cibernética, os agentes conseguiram identificar o autor das publicações, que foi interrogado e formalmente indiciado pelos crimes previstos na Lei nº 7.716/1989 (que trata de discriminação racial e religiosa) e no Código Penal.

O caso foi encaminhado ao Poder Judiciário e agora aguarda os desdobramentos legais. A Polícia Civil reforça que crimes de ódio e preconceito, inclusive os cometidos pela internet, serão investigados e punidos com o rigor da lei.

“A internet não é terra sem lei. Racismo e intolerância religiosa são crimes graves e devem ser combatidos com firmeza”, afirmou um dos investigadores responsáveis pelo caso.

Deixe seu comentário