1º Simpósio Regional Neurodiversidade é realizado com sucesso em Guanambi
O evento que reuniu especialistas, gestores, educadores, estudantes e autoridades, aconteceu nos dias 5 e 6 de abril, no Espaço Nossa Casa.

GUANAMBI — O Espaço Terapêutico Integra sediou o 1º Simpósio Regional Neurodiversidade na cidade de Guanambi, na região sudoeste da Bahia. O evento que reuniu especialistas, gestores, educadores, estudantes e autoridades, aconteceu nos dias 5 e 6 de abril, no Espaço Nossa Casa.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A organização do Simpósio foi realizada pela psicóloga Juliana Vilas Boas e contou com a participação de mais de 900 pessoas, reforçando a importância da inclusão, do respeito às diferenças e do acolhimento de pessoas, visando sensibilizar e capacitar docentes, gestores e colegas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Em entrevista ao Portal Folha do Vale, Juliana Vilas Boas afirmou que o simpósio teve como objetivo promover a conscientização e o aprofundamento de conhecimentos sobre a neurodiversidade.
“Estamos buscando criar um espaço de diálogo entre profissionais da educação, saúde, familiares e a comunidade, abordando estratégias inclusivas e inovadoras que respeitem e acolham as diferenças neurocognitivas”, lembrou.
Nos dois dias de evento, palestraram especialistas como Willian Chimura, Carla Bertin, Carolina Quedas, Fernando Lauria, Mamary Lopes, Wagner Brito, Rachel Silvany, Fábio Coelho, Felipe Paschoal e Juliana Rocha.
Wagner Bruto, Musicoterapia, falou da importância da música para crianças atípicas e não atípicas. Ele explicou como a música beneficia no tratamento de crianças com autismo. A neuropediatra, Rachel, falou do papel do médico. Ela disse que é incrível compartilhar o conhecimento e vai falar cada vez mais sobre o autismo.
Felipe, psicomotricista, explicou como é a integração de aspectos motores e psicológicos para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dessas crianças, enquanto Fernando Lauria, neurocientista, disse que a neurociência é importante para entender como cada cérebro funciona.
O evento contou com pessoas de diversos municípios da microrregião de Guanambi, onde assistiram palestras com professores e pesquisadores.