Nível do Rio São Francisco sobe 12 cm nas últimas 24h em Carinhanha

O nível do Rio São Francisco aumentou 12 cm nas últimas 24 horas e chegou a 6,14 centímetros, em Carinhanha, nesta manhã.

Régua localizada na Praça do Caís. Foto: Raimundo Magalhães.
Régua localizada na Praça do Caís. Foto: Raimundo Magalhães.

CARINHANHA — O nível do Rio São Francisco subiu 12 cm nas últimas 24 horas, atingindo a marca de 6,14 m às 6h18 da manhã desta sexta-feira (17), em Carinhanha, na região sudoeste da Bahia.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A previsão é de que o rio continue subindo, em razão das chuvas no Norte de Minas. Apesar da elevação do nível do rio, não existe Cota de Alerta, mas é importante a população ficar atenta, principalmente das comunidades ribeirinhas do município de Malhada.

Em conversa com o Portal Folha do Vale, o ex-secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Castor Castro de Abreu, informou que a água do Velho Chico não começou a jogar nas lagoas ainda. Ele disse que a água entra na lagoa da Cruz, a partir de 6,30 cm.

“Muitos riachos estão jogando nas lagoas da Cruz e Mocambo, mas essa água não é do rio. Essa água é de riachos da região da serra”, comenta Castor.

Em Carinhanha, alguns pontos do balneário Pontal, ponto turístico, estão submersos. O Pontal é o primeiro local a ser alagado. Malhada registrou a última enchente em janeiro de 2022, quando o nível do rio São Francisco atingiu 8 metros e 16 centímetros.

A Usina Hidrelétrica de Três Marias registra nesta manhã  68,28%. Ela recebe pouco mais de 470 metros cúbicos. A Cemig informa que tudo ocorre dentro da normalidade, inclusive esclarece que não está liberando água ainda.

A Cemig deixa claro que essa água que chega na região é de afluentes do Velho Chico, sem ter relação com a Hidrelétrica de Três Marias.

Deixe seu comentário