Região do Meio Oeste registra o menor número de homicídios de todo o estado da Bahia 

 A região Meio Oeste registrou o menor número de CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais, seguida da região do Oeste em Barreiras.

Números do Comando Meio Oeste. Foto: Comando Meio Oeste
Números do Comando Meio Oeste. Foto: Comando Meio Oeste

BOM JESUS DA LAPA — Criado há pouco mais de um ano, o Comando de Policiamento da Região Meio Oeste, com sede em Bom Jesus da Lapa, apresentou números significativos na redução de homicídios nos 45 municípios sob sua responsabilidade.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Em 2024, foram 129 homicídios, enquanto em 2023 foram registrados 141. A  redução foi de 8,5%. O menor número de homicídios registrado em regionais de todo o estado da Bahia. A região Meio Oeste registrou o menor número de CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais, seguida da região do Oeste em Barreiras, que encerrou o ano de 2024 com 153 homicídios e depois pela região Nordeste em Paulo Afonso, com registro de 243 homicídios. 

O Comando Regional do Meio Oeste é dividido em 3 territórios de identidade, o Rio São Francisco, a Bacia do Paramirim e o Território de Irecê, contando com 4 unidades de Policiamento Operacional:  38ª CIPM em Bom Jesus da Lapa, a 28ª CIPM em Ibotirama, a 4ª CIPM em Macaúbas e o 7º BPM em Irecê e mais uma Companhia Independente de Policiamento Tático, conhecida como Rondesp Meio Oeste.  

Para o comandante do Policiamento da Região do Meio Oeste, coronel Arthur Mascarenhas Fernandes, essa conquista se deu em virtude do comprometimento de todos os policiais militares integrantes das unidades do Meio Oeste, da integração com outras forças de segurança pública, do apoio da sociedade e da colaboração da imprensa. 

 Além desses fatores, Mascarenhas ressalta o trabalho de inteligência desenvolvido pela Coordenação de Inteligência do Comando Regional, a deflagração de diversas operações e a estrutura que foi dispensada pelo Comando Geral da Corporação para a região. 

Para o ano de 2025, segundo o coronel Arthur Mascarenhas, o Comando de Policiamento Regional do Meio Oeste está planejando novas ações operacionais com a finalidade de desenvolver um policiamento focado na prevenção criminal e na repressão qualificada de combate à criminalidade organizada. 

Deixe seu comentário