O poder esmagador do Avante em Malhada
O Avante elegeu três vereadores no pleito de 6 de outubro em Malhada, deixando o partido poderoso e com grande potencial para exigir.
MALHADA — A definição do nome do vereador Lula de Geraldo Pedro (Avante) para presidir o Legislativo no próximo ano pode até parecer consenso, mas, na verdade, não foi. O Avante elegeu três vereadores no pleito de 6 de outubro, colocando Lula como candidato natural.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Outros três vereadores colocaram os nomes, mas eles sabiam que era uma tarefa praticamente impossível, por isso, precisou a intervenção do prefeito Gimmy Ramos (PT). Como Lula é um cara que tem diálogo aberto com os vereadores da oposição, haveria um risco iminente de Lula se eleger com esses votos.
Diferente de 2022, quando o grupo do prefeito foi obrigado a apoiar o vereador Warlles de Ruta (PDT), já que ele tinha apoio da oposição e se elegeria com facilidade, Gimmy agiu rápido. Noga do Riachão, Cristiano do Mocambo e Rafa Enfermeiro, todos queriam gerenciar o segundo maior orçamento do município.
No ranking dos partidos que conquistaram mais prefeituras, o segundo lugar foi ocupado pelo Avante. O partido saiu vencedor em 60 municípios. E também se consolidou como a legenda que mais cresceu entre uma eleição municipal e outra, saindo de 4 prefeitos eleitos em 2020 para os atuais 60 em 2024.
Caso não houvesse um consenso dentro do grupo situacionista, Lula poderia ser eleito com o apoio da oposição. O Avante tem planos ambiciosos para 2028, inclusive em Malhada. O presidente Estadual do Avante, Ronaldo Carletto, já deixou claro que o partido pretende lançar candidato em cidades onde o prefeito não tem mais reeleição.
No pleito de 2020, o Avante elegeu dois vereadores, já em 2024, foram três. No pleito de 2020, Lula recebeu 351 votos e ficou na 11º colocação. Ou seja, foi o último da lista. Quatro anos depois, Lula foi eleito com 445 votos, ocupando a 6º colocação. Foram 93 votos.