Prefeitura de Guanambi contrata empresa para armazenar documentos em nuvens por 16 mil reais
A empresa DIGITAL PAPER LTDA será responsável pelo armazenamento dos documentos em nuvens com disponibilidade de até 500GB de espaço .
GUANAMBI – A prefeitura de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, contratou uma empresa para serviço de Locação de Plataforma GED (Gestão Eletrônica de Documentos) (licenças de uso) para gestão.
O processo de dispensa 004/23DP para contratação da empresa no valor de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais), foi publicado na segunda-feira (16), no Diário Oficial do Município (DOM).
O contrato será efetuado no prazo de 30 dias corridos a contar da data de emissão do termo de aceite definitivo. A empresa DIGITAL PAPER LTDA será responsável pelo armazenamento dos documentos em nuvens com disponibilidade de até 500GB de espaço que compreenderá a massa documental passiva e corrente da Prefeitura de Guanambi.
O contrato tem validade até 16 de junho, ou seja, seis meses, conforme consta na publicação da imprensa oficial do município.

O que é a nuvem e como ela funciona?
A nuvem pode ser entendida como uma rede global de servidores. São aparelhos espalhados por todo o mundo para armazenar informações, executar aplicativos e fornecer serviços aos usuários.
Como funciona o armazenamento na nuvem
Salvar um documento na cloud é como arquivá-lo num computador pessoal. A diferença é que o conteúdo será gravado num dispositivo a quilômetros de distância.
As informações viajam pela internet e vão parar num servidor, ou seja, um conjunto de HDs interligados. Os servidores, por sua vez, ficam abrigados em prédios conhecidos como data centers. Isso quer dizer que os dados digitais não vagam pelo limbo. Eles precisam de um local físico para existir.
No entanto, assim como as Cumulus Nimbus no céu, os data centers são inacessíveis à maioria da população. Essas instalações são protegidas por fortes esquemas de segurança, justamente para garantir a integridade dos equipamentos.
A comunicação entre o servidor e o usuário ocorre por meio de “portas”. Quando você se conecta ao Google Drive, por exemplo, seu computador utiliza um protocolo para abrir a porta que dá acesso ao arquivo desejado. Um dos protocolos mais comuns é o HTTP, o mesmo usado para endereços da web.
Na prática, qualquer pessoa que obtivesse a URL de uma pasta do Drive conseguiria visualizar os documentos lá armazenados. Seria como se ela encontrasse uma chave para aquela porta. Portanto, é preciso reforçar a proteção com um cadeado.