Guanambi e Caetité registram redução de assassinatos pelo 9º semestre consecutivo
A área da 38ª que compreende 18 cidades foi de 9,5%, atingindo a meta estabelecida pelo Governo do Estado da Bahia que é redução de 6%.
GUANAMBI – O número de assassinatos nas cidades de Guanambi e Caetité, respectivamente na região sudoeste, continuam em queda pelo 9º semestre consecutivo, segundo os dados divulgados pela 38ª Área Integrada de Segurança Pública.
As cidades de Guanambi e Caetité reduziram os crimes de homicídios no 2⁰ semestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano de 2021. No segundo semestre de 2022, a 38ª Área, que compreende 10 municípios integrantes do 17º BPM (Guanambi) e 08 municípios da 94ª CIPM de Caetité,(Caetité) registrou 19 homicídios, enquanto no 2⁰ semestre do ano de 2021 houve o registro de 21 homicídios.
A redução foi de 9,5%, atingindo a meta estabelecida pelo Governo do Estado da Bahia que é redução de 6%. O Estado da Bahia, no mesmo período (2⁰ semestre 2022) teve uma redução de 4,8%, o interior teve um aumento de 1,4%, a capital teve uma redução de 10,5% enquanto a região Sudoeste teve um aumento de 12,7% no número de homicídios.
Com esse resultado, 17º BPM (Guanambi) e a 94ª CIPM atingiram a meta de redução do número de homicídios. Diante do resultado, os policiais militares receberão pelo 9⁰ semestre consecutivo o Prêmio por Desempenho Policial, que é uma gratificação paga aos servidores da área da Segurança Pública como reconhecimento pela dedicação na redução da criminalidade.
Para o Comandante do 17º Batalhão, Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, essa redução é a comprovação da dedicação do trabalho contínuo dos policiais militares que compõe essas duas unidades policiais (17º BPM e 94ª CIPM), com base num planejamento operacional com foco na prevenção criminal e repressão qualificada, e no trabalho dos setores de inteligência das duas unidades, que monitoram diariamente a movimentação dos indivíduos envolvidos na criminalidade da região.
O Comandante do 17º BPM, acrescenta ainda que essa redução de maneira consecutiva por nove semestres é um marco histórico no controle da criminalidade na região do Alto Sertão.