João Galego é eleito presidente da Câmara de Carinhanha

No sexto mandato como vereador, João Galego nunca tinha ocupado a presidência da Câmara de Vereadores de Carinhanha

João Galego eleito presidente da Câmara de Carinhanha
João Galego eleito presidente da Câmara de Carinhanha

CARINHANHA – O vereador João Cordeiro do Nascimento Neto, João Galego (PL),foi eleito em sessão na noite desta terça-feira (20), o novo presidente da Câmara Municipal de Carinhanha.

João Galego foi candidato único, mas não foi uma chapa de consenso. Ele teve 7 dos 11 votos. Os vereadores Edvaldo Melo, Euvaldo de Dona Didi, José Ricardo Pereira Costa (Ricardinho dos Teclados),Juthai de Souza Pereira, Juthaí (Boca Rica),Woshington Alves dos Santos e Antônio Carlos Pereira de Carvalho (Toe Carlos),votaram na chapa encabeçada por João Galego.

Os votos contrários foram dos vereadores Adirlan Soares Cardoso, Pi do Luana (PP),Fábio Ferreira Santos, Fábio Guerra (PSB),Dardian de Sena Moreira (PT),Raimundo Pereira Sena, Mundinho da Oficina  (União Brasil).

O vereador Edvaldo Melo, ligado ao ex-candidato Adilhermilson Soares Cardoso, Léo do Luana (PP), votou no candidato João Galego. Melo disse que resolveu seguir aquilo que ele acredita, já que apoiou Léo Visão e o deputado Charles Fernandes (PSD).

Os vereadores Dardian e Fábio, ambos ligados ao grupo da prefeita Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), não votaram no colega. Em novembro, Dardian decidiu disputar o cargo de presidente da Câmara de Carinhanha, porém não obteve apoio do grupo.

De acordo com aliados de Dardian, ele poderia até votar contra a orientação do partido, mas nunca concatenar com o grupo de Léo do Luana, o qual tem visão bolsonarista.

Mesa Diretora

Presidente: João Galego
Vice-presidente:  Woshington Alves dos Santos (PT)
Primeiro secretário:  José Ricardo Pereira Costa (PL)
Segundo secretário: Juthai de Souza Pereira, Juthaí Boca Rica (PC do B).

O parlamentar vai comandar os trabalhos na Casa Legislativa no biênio 2023/2024. Morador do povoado de Angico, João Galego foi eleito seis vezes vereador, mas é a primeira vez que é eleito presidente da Casa.

No primeiro pronunciamento como presidente eleito, Galego agradeceu os votos recebidos. Emocionado, ele disse que não merecia ouvir algumas palavras proferidas pelos colegas. “Eu votaria em qualquer um de vocês, mas acredito que tudo na vida tem o momento certo. Vou completar 24 anos na vereança e nunca adiantei nada, sempre esperei minha hora”, disse ele.

Os vereadores oposicionistas Mundinho da Oficina e Pi do Luana justificaram os votos, afirmando que tudo continuava como estava. “No biênio passado o presidente era o filho da prefeita, agora ele é vice nessa chapa. Continua a mesma panelinha”, disse Mundinho.

A mesa diretora, além da representação política, tem a função diretiva e executiva, que contempla o papel estratégico de pautar as matérias que vão para votação.

Deixe seu comentário