Rede Sindical aponta crime de improbidade administrativa na gestão do prefeito de Feira da Mata
Amado enfatizou que Valmir poderá responder por crime de improbidade, isso diante do tratamento dado aos profissionais do magistério.
BRUMADO – O presidente da Rede Sindical do Sertão Produtivo da Bahia, Amado Benevides, apontou improbidade administrativa foi gestão do prefeito de Feira da Mata, Valmir Rodrigues (PSD). A declaração foi dada na quinta-feira (13), em entrevista ao site Achei Sudoeste.
Em setembro, os professores da rede municipal de ensino deflagram reivindicando o cumprimento do reajuste de 33,24% no piso nacional do magistério, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Os profissionais pedem o reajuste salarial como determina o governo Federal, mas a prefeitura ofereceu apenas 10%. Desde junho não há acordo entre o prefeito e o Sindicato dos Servidores Públicos.
Amado afirmou que em comparação com outros municípios da Bahia, Feira da Mata possui uma defasagem salarial muito grande no que diz respeito à categoria. Ele disse que Valmir não respeita o cumprimento do piso nacional do magistério, comportamento que ele considera absurdo.
O representante disse que o prefeito não tem o mínimo de compromisso com a categoria, explicado que é vergonhoso um professor com mais de 20 anos de magistério ganha pouco mais de R$ 1 mil. “Nunca houve diálogo com a atual gestão, já que a administração fechou todas as portas para o sindicato local”, comentou.
Ele disse que ainda existem prefeitos autoritários, como é o caso de Feira da Mata. Amado lamentou, além de enfatizar que o gestor poderá responder por crime de improbidade administrativa. Amado deixou claro que esse levantamento tem como objetivo criar uma rede de cooperação entre os sindicatos da região para fortalecimento da luta frente a administrações autoritárias e que não respeitam e muito menos valorizam a categoria.