Eleitor enfrenta fila de até seis horas para regularizar título; prazo termina na quarta-feira

Quem deixou para retirar ou transferir o título na última hora,vai enfrenta demora no atendimento.

O prazo termina nesta quarta-feira

Termina no dia 9 em todo o país o prazo para os eleitores que possuem pendências com a Justiça Eleitoral regularizarem seus títulos para votar nas eleições municipais deste ano.  O prazo vale também para quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez ou solicitar a transferência do local de votação para outra cidade ou Zona Eleitoral. Quem deixou para a última hora e pretende ir a um cartório eleitoral de segunda-feira até quarta-feira deve estar preparado para encarar filas e uma demora no atendimento que pode chegar a seis  horas, em Carinhanha.

Quem for tirar o título pela primeira vez, deve procurar o cartório eleitoral de sua região e levar carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência.  De acordo com a Justiça Eleitoral, a carteira de habilitação e o passaporte não serão aceitos como documentos de identidade. Para transferir o título, é necessário levar o documento de identidade e um comprovante do novo endereço. É possível realizar um pré-atendimento na página do STE (Superior Tribunal Eleitoral) na internet, para agilizar o processo na hora do atendimento. Em algumas cidades menores de alguns estados, a primeira via do título não sai na mesma hora e o eleitor deve voltar ao local após o prazo estipulado para retirar o documento.

Aumento de 90%

Quem deixou de votar em três turnos de eleições anteriores está com o título de eleitor cancelado e, caso não regularize sua situação, não pode votar. Quem está com o título eleitoral cancelado fica impedido de se inscrever em concurso público, retirar passaporte e CPF, fazer matrícula em universidade pública e pegar empréstimos em bancos estatais. Quem deixou de votar em um ou dois turnos, ainda pode votar sem a necessidade de regularizar o título. A multa é de R$ 3,50 por turno não votado sem justificação.

Muita demora

A procura por atendimento em Carinhanha aumentou 90% na última semana, em comparação com a semana anterior. Segundo o TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral do Bahia), a média diária de atendimento é de 100. O TRE-BA informa, também, que a espera pelo atendimento pode ultrapassar quatro horas, devido ao aumento da procura pelos serviços nestes dias que antecedem o fechamento dos cartórios eleitorais.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário