Carinhanha confirma quatro casos de Influenza H3N2
As quatro pessoas residem em Carinhanha, sendo adultos e idosos, no entanto, não foi divulgada a faixa etária.
CARINHANHA – A Secretaria Municipal de Saúde de Carinhanha, no Médio São Francisco, anunciou, nesta terça-feira (11), que foram detectados quatro casos de Influenza A H3N2 na cidade.
As quatro pessoas residem em Carinhanha, sendo adultos e idosos, no entanto, não foi divulgada a faixa etária. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN, conforme Fabrício Barreto.
O alerta emitido pela secretaria orienta os cidadãos para a necessidade de seguir os protocolos sanitários como: uso de máscara e evitar aglomeração, além disso, ações serão realizadas pela Vigilância Epidemiológica.
De acordo com Fabrício, a situação é preocupante e os cidadãos precisam seguir todas as medidas de prevenção já conhecidas. “Estamos em um momento muito delicado”,disse o secretário.
O que é o H3N2 e como ocorre a transmissão?
O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados.
É facilmente transmitido de pessoa para pessoa, semelhante a como ocorre com o coronavírus atravpes de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.
O H3N2 surgiu em Hong Kong na década de 1960, mas sofreu uma nova mutação na Austrália. A cepa é chamada de Darwin, pois é o nome da cidade australiana onde ela foi sequenciada.
Período de transmissão da H3N2?
O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias. A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas.
Casos de Covid-19
Ao todo, Carinhanha contabilizou 1.355 casos confirmados, sendo que 1.309 pacientes se curaram, 7 ativos e 39 morreram por complicações da doença.