Prefeitura de Carinhanha discute com educadores o retorno presencial às aulas

A Prefeitura de Carinhanha, através da Semec realizou durante os dias 13 e 14 de outubro uma roda de conversa para debater sobre o retorno presencial às aulas. No encontro, educadores foram orientados sobre os protocolos e também contribuíram para a construção do novo momento da educação.

CARINHANHA – Ações necessárias para a retomada das aulas presenciais no município de Carinhanha, no Médio São Franscisco nortearam o debate promovido pela Prefeitura de Carinhanha, através da Secretaria de Educação, entre os dias 13 e 14 de outubro. Em dois dias de muita troca de ideias e experiências, educadores e pessoal de apoio da Semec contribuíram para a construção desse novo momento da educação no município: a migração do remoto para o híbrido.  

Durante a Roda de Conversa a secretária da pasta, Darlene Rodrigues, trouxe um relato da importância dos alunos voltarem às escolas. “Nós sabemos do empenho dos nossos professores e orientadores pedagógicos em promover o melhor ensino à distância possível aos nossos alunos e alunas, mas a educação precisa voltar ao formato presencial, principalmente para evitar a evasão escolar. Não podemos manter nossas crianças em casa sem as relações sociais, sem o apoio pedagógico, sem os profissionais da educação e sem o contato direto com a escola. Afinal, é nessas relações – com os colegas e os professores no ambiente escolar – que se dá o verdadeiro aprendizado”, defendeu a educadora.

Foto: Raiume Belém

A prefeita Chica do PT participou de todo o evento e elencou o que, a seu ver, é imprescindível para o período. “Nesse momento, precisamos contar com professores ativos, dinâmicos e sensíveis para identificar, inclusive, a influência de questões familiares que possam prejudicar no aprendizado do nosso alunado. Nossos educadores precisam trabalhar a transversalidade, ajudando na formação do senso crítico em nossas crianças, e sempre buscar por inovação. Pois, esses meninos e meninas são o futuro de nosso município e somos nós os responsáveis em prepará-los para essa importante missão”, disse ela.

Segundo a assessoria do poder executivo municipal, a Roda de Conversa foi realizada com intuito de auxiliar os profissionais da Educação na retomada às aulas presenciais, proporcionando orientação e motivação para o retorno seguro à sala de aula. A atividade contou com a participação de diversos pesquisadores especialista na área da Educação e Saúde. Entre os palestrantes estavam o coordenador da Vigilância Sanitária, Eduardo Freitas; a secretária municipal de Educação, Darlene Rodrigues;  a professora Isabel Diva Ribeiro; os psicólogos Vinícius Lima e Ana Paula, e a própria prefeita de Carinhanha que também já foi professora no município.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação, a previsão é que a volta às aulas presenciais aconteça ainda neste mês de outubro, com a garantia de que todas as medidas protetivas serão seguidas à risca, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Texto adaptado: Paula Morena

Deixe seu comentário