Entrevista: dentista tira dúvidas sobre saúde bucal.
O programa Em cima do Rastro recebeu na última quinta-feira, 22 de março, no quadro “Fala Doutor”.
O programa Em cima do Rastro recebeu na última quinta-feira, 22 de março, no quadro “Fala Doutor” Dr.Eva da Silva Oliveira, formada pela Univale-Universidade do Vale do Rio Doce, e especializada em saúde pública, com ênfase em PSF. A odontóloga tirou duvidas do radio ouvinte sobre saúde bucal.
A dentista falou da importância da saúde bucal, inclusive, existe uma frase bastante conhecida que diz que “saúde começa pela boca”. O que nós ingerimos e como ingerimos influencia no nosso processo digestivo inicial.Segundo Dr.Eva,escova dental se desgasta com o uso. Então, quanto mais se escova os dentes, mais rápido a escova se desgasta. Portanto, o ‘chavão’ que se fala que há cada três meses deve-se trocar a escova não é uma realidade clínica. A escova tem que ser sempre observada.
Dr.Eva deu dicas importantes para as mamães, segundo ela, é importante começar a limpar a língua da criança logo cedo. Apesar de os dentes de leite serem substituídos pelos dentes permanentes, eles são fundamentais porque guardam na arcada um espaço necessário para a erupção dos dentes futuros. É preciso que haja saúde com os dentes de leite. Isso porque caso haja inflamações ou infecções, pode prejudicar a formação dos dentes permanentes.
A Odontóloga finalizou a entrevista dizendo que os adultos devem ir ao dentista, primeiramente com um propósito: reconhecer o perfil biológico. Porque existem muitos riscos de doenças na boca. Por exemplo, as pessoas com tendência para cáries, elas tem uma necessidade temporal diferente de consulta em relação aos outros pacientes que não têm essa pré-disposição.
Por:Folhadovale.Net