Carinhanha não informa número de óbitos por Covid-19 ao Portal do SUS
Há três meses que os dados de óbitos por Covid- 19 não são informados ao portal da transparência do SUS, mas o secretário afirma que atualiza com frequência.
CARINHNHA – O munícipio localizado na região Oeste do estado não atualiza o número de óbitos por Covid-19 no portal da transparência do SUS.
O portal Sus Analítico, desenvolvido exclusivamente para fornecer informações sobre o número de casos positivos e óbitos por Covid-19 não está sendo atualizado desde janeiro.
Os dados lançados no sistema servem para calcular a média móvel de mortes e taxa de transmissibilidade da Covid. Além disso, o Estado pauta as discussões de políticas públicas de combate a pandemia substanciadas nos dados oficiais atualizados.
De acordo análise do Portal Folha do Vale, foi verificado que o sistema não está sendo atualizado desde janeiro de 2021. No último boletim divulgado nesta quarta-feira (31), pela Secretaria de Saúde, constam 17 óbitos, no entanto, o site do SUS contabiliza apenas 12 óbitos.
Em resposta ao questionamento do Folha do Vale, o Secretário de Saúde Fabrício Barreto informou que todo óbito registrado no município é notificado a 30ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), em Guanambi.
“Todo óbito que ocorre aqui, a gente manda de imediato para Dires e depois eles encaminha para Salvador. Os 17 óbitos nossos estão confirmados e divulgados pela Dires”, esclareceu.
Conforme consta no sistema, o último óbito informado ocorreu no dia 19 de janeiro de 2021, sendo um homem de 86 anos.
Os veículos de imprensa da região fazem um apelo aos gestores executivos, pedindo que corrijam a falha na divergência dos dados. Os números atualizados contribuem para captação de recursos e cooperam para a lei de transparência pública. É importante destacar que os órgãos federais se apropriam desses dados para fornecer suprimentos para tratar da doença.