Identificada nova variante do corovírus em Guanambi
A nova variante de Manaus foi identificada em Guanambi após sequenciamento do Vírus, conforme foi divulgado pela Secretaria de Saúde.
SALVADOR – A Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, órgão responsável pelo controle e vigilância epidemiológica no estado da Bahia, divulgou por meio de nota, na tarde desta quarta-feira (24) o alerta sobre a circulação de variantes do coronavírus em Guanambi.
A nova variante do vírus P1, detectada inicialmente em Manaus, potencializa a taxa de transmissão da doença Covid-19, podendo implicar na falta de leitos para atendimento e afetar na resposta imune do hospedeiro. Além de Guanambi, a variante também foi identificada em Cruz das Almas e Ilhéus.
O Laboratório de Farmacogenomica e Epidemiologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Lafem/Uesc) e o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz – RJ) foram os responsáveis pela identificação, através de sequenciamento, de novos casos covid 19.
Até 23 de margo de 2021, foram confirmados 23 casos da variante P.1 de Manaus no estado da Bahia. Os casos estão relacionados com os municípios de Amargosa Cruz das Almas, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Joao Dourado, Lauro de Freitas Salvador e Santa Luz.
Diante dessa nova realidade os profissionais de saúde preconizam que os cuidados devem ser redobrados. O uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social ainda continuam sendo as principais medidas para o combate a pandemia.