Oeste da Bahia concorre ao prêmio ANA com projeto de recuperação de nascentes
O Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou 2.952 trabalhos inscritos, em vários estados do Brasil.
BARREIRAS – O Oeste da Bahia concorre ao Prêmio ANA, criado há 14 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico para reconhecer as melhores práticas e iniciativas voltadas ao cuidado das águas do Brasil.
A região tem um representante na final, na categoria ‘Organizações Civis’, com o Projeto de Identificação, Proteção e Recuperação de Nascentes na região oeste da Bahia.
O projeto foi desenvolvido em parceria, com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e os municípios participantes. Nos últimos dois anos a iniciativa permitiu a promoção de ações de preservação de nascentes e educação ambiental no Oeste da Bahia.
Foram realizados serviços de cercamento, reflorestamento e implantação do Método Caxambu, considerando a necessidade de cada uma das 55 nascentes. Outras 210 foram identificadas para futuras intervenções.
A cerimônia de anúncio dos vencedores ocorre às 14h desta segunda-feira (22), no canal do YouTube da Agência (www.youtube.com/anagovbr. O prêmio faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água.
Já foram investidos R$ 800 mil foram aplicados no projeto e, recentemente, Prefeitura Municipal de Barreiras, Aiba e Abapa renovaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a realização de intervenções em mais 60 vertedouros.
O Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou 2.952 trabalhos inscritos, tendo premiado 40 projetos.