17º BPM de Guanambi passará a pertencer ao CPR Meio Oeste de Bom Jesus da Lapa
Hoje, o 17º BPM de Guanambi está sob responsabilidade do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista.
SALVADOR — Nos próximos dias, o 17º BPM de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, pertencerá ao Comando de Policiamento Regional (CPR Meio Oeste), localizado em Bom Jesus da Lapa, na região oeste.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Hoje, o 17º BPM de Guanambi está sob responsabilidade do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista. A proposta da Polícia Militar da Bahia é o redimensionamento da área de responsabilidade territorial de unidades e subunidades do âmbito da PMBA.
A PMBA informou que foi constituído um grupo de trabalho, para propor uma eventual modificação para melhor adequação das áreas de responsabilidade das Unidades Operacionais que atuam no interior do Estado e na Região Metropolitana de Salvador.
A PMBA explicou que foram solicitadas junto aos Comandos de Policiamento Regionais do interior, propostas para alteração da área de responsabilidade das UOPM que pertencem aos respectivos orgânicos de cada CPR.
O Portal Folha do Vale apurou que o 17º BPM é responsável pelo policiamento de uma população de quase 200 mil habitantes, mas mesmo assim, não tem a atenção devida do CPR Sudoeste. Guanambi disputa diretamente policiamento especializado com Vitória da Conquista, porém fica em desvantagem.

Na condição de anonimato, um graduado afirmou que deve ter mais de 2 anos que policiais da Rondesp estiveram em Guanambi, bem como diminuiu a atuação da Cipe Sudoeste na cidade.
Com a nova mudança, além de Guanambi, também integram o Meio Oeste os municípios de Candiba, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Sebastião Laranjeiras e Urandi. Os municípios de Caculé, Ibiassucê, Jacaraci, Lagoa Real, que pertencem à área de responsabilidade da 94ª CIPM/Caetité, também pertencerão ao Meio Oeste.
Ainda conforme o FV, durante reunião já foi definida essa mudança, no entanto, não há uma data certa para essa mudança. Na visão do graduado, ele acredita que até outubro essa mudança deve acontecer.
Questionado sobre a mudança, ele respondeu que deve ser melhor para Guanambi, assim a cidade receberia com frequência visita da Rondesp e outras especializadas.