Vigilância Sanitária apreendeu mais de uma tonelada de itens impróprios
Entre os itens apreendidos estavam alimentos, bebidas, cosméticos, perfumaria e medicamentos em condições sanitárias inadequadas.

CARINHANHA – Em 2024, o Departamento de Vigilância Sanitária de Carinhanha (VISA), na região do Médio São Francisco, com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou um intenso trabalho de fiscalização, resultando na apreensão de mais de mil itens impróprios para o consumo humano. No total, quase uma tonelada de produtos foi descartada, em ação de proteção à saúde pública.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Entre os itens apreendidos estavam alimentos, bebidas, cosméticos, perfumaria e medicamentos em condições sanitárias inadequadas. As irregularidades incluíam validade vencida, armazenamento incorreto e ausência de rotulagem obrigatória. Os produtos foram registrados nos Termos de Apreensão e incinerados conforme determina a Anvisa.
Os estabelecimentos com maior número de infrações incluem supermercados, padarias, restaurantes e barracas de alimentos durante as festa de rua. A Vigilância Sanitária também atua de forma contínua na fiscalização da qualidade da água, na apuração de denúncias e ações educativas voltadas à promoção da saúde.
Apenas nos três primeiros meses de 2025, mais de 100 itens já foram apreendidos e incinerados, demonstrando o compromisso contínuo do órgão com a população.
A Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo secretário Fabrício Barreto, e a Vigilância Sanitária, sob coordenação de Eduardo Freitas, reforçam a importância do cumprimento das normas sanitárias e empenhado em garantir que os consumidores tenham acesso a produtos seguros e de qualidade.