Vídeo mostra jovem caculeense indo à lavoura contar ao pai que passou em medicina na Ufba

No vídeo, Sandro aparece indo à roça avisar ao pai agricultor que foi aprovado no vestibular de medicina. É possível ver o rapaz nas imagens correndo na plantação até encontrar o pai.

CACULÉ –   MoradCACULÉ –   Morador da Fazenda Peri- Peri da Tapera, zona rural de Caculé, na região Sudoeste da Bahia, Sandro Lúcio Nascimento Rocha, 20 anos, emocionou milhões de brasileiros após compartilhar um vídeo nas redes sócias, indo à roça avisar ao pai agricultor que foi aprovado no vestibular de medicina,  na última terça-feira (22).

Com pouco mais de 23 mil habitantes, Sandro conquistou a sexta posição das sete vagas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Vitória da Conquista. Ele concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Norberto Fernandes.

No vídeo, Sandro aparece indo à roça avisar ao pai agricultor que foi aprovado no vestibular de medicina, na última terça-feira (22). É possível ver o rapaz nas É possível ver o rapaz nas imagens correndo na plantação até encontrar o pai, João Batista da Rocha, 53 anos.

 Outro Outros dois trabalhadores aparecem capinando a terra João Batista ouve que o filho foi aprovado para medicina e reage com um “você merece”, antes que os dois se abracem e caiam no choro. Por fim, o agricultor solta um “Deus é muito bom” e se põe a voltar ao trabalho com uma enxada.

Aluno de escola pública, Sandro lembra que o pai é analfabeto e trabalha como agricultor, mas sempre incentivou que ele buscasse nos estudos uma forma de melhorar de vida. Sandro conta que decidiu ser médico ainda na adolescência e cuidava da avó, que tinha problemas de saúde.

“Minha avó tinha diabetes, hipertensão, então eu aplicava a insulina nela e fui tomando gosto por aquele trabalho. Daí eu falei ‘o que eu quero é medicina'”, disse Sandro ao Folha do Vale.

Persistência

Sandro tentou entrar no curso de medicina nos anos de 2018 e 2019, no entanto, não teve nota suficiente para a aprovação. Em 2020, com medo de não ter uma formação acadêmica, escolheu fazer ciências biológicas e ingressou no campus de Vitória da Conquista UFBA.

“Com a pandemia, eu dividia a parte do meu tempo entre estudar para a faculdade [de ciências biológicas] e para o Enem. Eu estudava assistindo a videoaulas na internet. Minha professora do ensino médio me deu os módulos de cursinho que a filha dela usava. Eu estudava por esses módulos e por exercícios”, lembra Sandro.

Futuro

Sandro deve estudar pelo menos seis anos na universidade antes de se formar e buscar uma especialização. No momento, ele pensa em ser oncologista. “Eu também tenho muita vontade de continuar o trabalho com a pesquisa científica, nessa questão de desenvolvimento de novos tratamentos para doenças, de novos remédios”, conta.

A estada dele na cidade de Vitória da Conquista será viabilizada por um projeto da prefeitura de Caculé, que tem uma república para estudantes na cidade universitária. Quando se formar, o jovem pensa em voltar para o município no qual nasceu e ajudar moradores da região.

Com informação do Uol

Deixe seu comentário