Vândalo ataca tenda de Candomblé em Vitória da Conquista
O suspeito do ato de vandalismo foi identificado após deixar um documento cair durante a fuga, mas não foi preso.
VITÓRIA DA CONQUISTA – A Tenda de Candomblé, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, ficou destruído após ser atacada por vândalos no último domingo (1º). Um suspeito foi identificado após deixar um documento cair durante a fuga, mas não foi preso.
Segundo relatos da responsável pelo local Simone Souza Oliveira, o suspeito é um vizinho. No interior do imóvel foi encontrado o Registro Geral, mais conhecido como carteira de identidade.
A mãe de santo , que também mora no local, havia saído com os filhos para uma confraternização. Ao retornar, ela encontrou o imóvel revirado e as imagens dos orixás, panelas, prateleiras e até a geladeira destruídas.
“Eu não tenho palavras para isso, porque eu gosto de ajudar as pessoas. Eu só queria encontrar com ele [suspeito] e perguntar o que fiz para ele. Eu estou sem comer, sem forças”, disse Simone.
Além do terreiro, o suspeito, o suspeito ainda tentou invadir outras duas casas e danificou o portão de outro terreiro, localizado na mesma rua. A família de Simone trata o caso como intolerância religiosa.
Diferença de Candomblé e Umbanda
Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.