Trabalhador teria sido espancado e algemado por seguranças em fazenda na zona rural de Cocos
COCOS — Um trabalhador quilombola, identificado como Deleon Rodrigues, denunciou que foi algemado, espancado e ainda mantido em cárcere privado por mais de 24 horas, por segurança da Fazenda Santa Colomba, zona rural de Cocos, no oeste da Bahia.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora
Na denúncia, ele afirma que o ato teria sido realizado por seguranças da fazenda, inclusive cita que tudo ocorreu na portaria da empresa no dia 11 de outubro. Ele conta que foi algemado, espancado e preso de um dia para o outro.
“A pessoa trabalha o ano todo, e um dia que tem para ir fazer uma comprinha para si próprio, acontece isso”, diz trecho de um áudio enviado por colegas.
Ao Grupo A TARDE, a vítima confirmou o fato e disse que foi colocada pelos seguranças em um local escuro da fazenda. “Eu não conseguia ver nada. Achei que fosse morrer. Me bateram e eu como fiquei nervoso, não sei se foi de chicote, de cinto, pau ou outra coisa. Entrei em choque”, disse.
Ainda de acordo com Deleon, não houve motivo para as agressões. “Acredito que tudo começou, após eles acharem na minha mochila uma pequena quantidade de uma pinga com limão. Depois disso sofri tudo isso”, finaliza.
A reportagem não localizou contato da fazenda, mas deixa aberto para os devidos esclarecimentos.