Terreiro realiza Semana do Meio Ambiente em Guanambi
As atividades tiveram objetivo conscientizar a população regional, com a necessidade de conceber e manter as matas verde e sustentável.
GUANAMBI – O terreiro Axé Roxo Ilê Cicongo Roxo Múcumbe de H’anzambi de Guanambi, popular Terreiro de Ogum, realizou a Semana do Meio Ambiente de Guanambi. O evento teve início no último domingo (4) e se estendeu até a segunda-feira(5).
Os integrantes distribuíram mudas de plantas nativas e demais ações religiosas e educativas. As atividades tiveram objetivo conscientizar a população regional, empresarial e entes públicos, da necessidade de conceber e manter as matas e uma cidade cada vez mais verde e sustentável.
Além da distribuição de mudas, as ações incluíram a realização de um culto afro religioso em um gesto simbólico e em comemoração ao início da Semana do Meio Ambiente, bem como apresentações musicais com temática ambiental.
Confira como foi a programação.
As plantas nativas gratuitas, foram distribuídas na Praça de
Brejinho das Ametistas, distrito de Caetité/Ba, já na Área Sagrada extensão do Terreiro de Axé Ilê Cicongo Roxo Múcumbe
de H’anzambi(Terreiro de Ogum)em Barrocas/Tabatinga, em Brejinho das Ametistas.
Foi realizado Culto Afro Religioso, em seguida no mesmo local, considerado sagrado, pelos fiéis do Terreiro de Ogum, em um gesto simbólico e em comemoração ao início da Semana do Meio Ambiente, em cerimônia e com ritos e cânticos Afro Religioso, um pequeno Ipê Branco, foi plantado com terras das Florestas Tropicais, naquele Distrito de Brejinho das Ametistas/Ba.
Às 11:00h, aconteceu no Distribuição(itinerante), de mudas de plantas nativas gratuitas em Guirapá Distrito de Pindai/Ba. Na segunda-feira (5), dia Mundial do Meio Ambiente, às 17:00h, no Guarany Eventos Espaço Cultural, em Guanambi/BA, foi distribuído mudas mudas de plantas nativas gratuitas.
Às 17:30h, foi o encerramento das atividades, com apresentação musical dos cantores Lucas e Lukinhas “Os Ferinhas dos Teclados”, que apresentaram músicas de temática Ambiental, entre outras. O evento se estendeu até às 22:00h, e não houve cobrança de ingressos.
Fonte: Ascom