Secretário de Saúde de Guanambi tranquiliza a população quanto ao consumo de carne bovina e suína

Nas cidades de Guanambi e Caetité, respectivamente na região sudoeste da Bahia, 32 animais morreram contaminados pela raiva.

GUANAMBI — O secretário de Saúde de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, Edmilson Júnior, gravou um vídeo na quarta-feira (8) tranquilizando a população quanto ao consumo de carne bovina e suína.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

No vídeo, Júnior orienta que consumidores adquiram o alimento em açougues devidamente licenciados pela Vigilância Sanitária e com o selo de Inspeção Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com animais abatidos em frigorífico autorizado.

Conforme o secretário, na literatura científica, o guia de vigilância epidemiológica traz que o mecanismo de transmissão é através do contato com a saliva do animal infectado. Então, o consumo de carnes e leites não está relacionado pelo guia de vigilância epidemiológica ao mecanismo de transmissão.

Nas cidades de Guanambi e Caetité, 32 animais morreram contaminados pela raiva. A doença foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública, em Salvador.

Deixe seu comentário