Secretário de Saúde de Carinhanha confirma surto de leishmaniose visceral
A doença infecciosa está fazendo vítimas, principalmente crianças. Se não for tratada, pode levar a óbito

A reportagem do portal Folha do Vale conversou na manhã desta segunda-feira (15), com Alvacir Brito, Secretário Municipal de Saúde de Carinhanha, sobre os casos Leishmaniose Visceral (Calazar), registrados na cidade. Ele afirmou ao portal, que os casos estão sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica, com 6 casos confirmados.
Ao portal Folha do Vale, Brito confirmou quatro casos da doença em 2016, um caso em 2017 e seis casos em 2018. Segundo ele, os casos confirmados são considerados um surto da doença pelo Ministério da Saúde.
O secretário afirmou a reportagem que 660 testes rápidos foram realizados, com 454 positivos para leishmaniose visceral. Para ele, o contingente de 4.900 cães no município dificulta o trabalho dos agentes. Na sede são 1.698 cães, contra 3.202 animais na zona rural.
De acordo com Alvacir, o gestor autorizou a contratação de uma empresa para borrifar e deve começar na próxima quarta-feira (17). Ele reafirmou que o município tem feito sua parte, mas muita gente insiste em não colaborar. Uma equipe do Núcleo Regional de Saúde de Guanambi foi colocada à disposição do município, conforme Brito.
“Nós estamos com um surto de leishmaniose visceral, que é aquela que mata que atinge fígado, baço. Temos 6 casos confirmados. A gente já vem trabalhando isso, com treinamento das equipes para que não ocorram mais óbitos”, afirma Brito.
Morte
Em julho, uma adolescente morreu vítima da doença em Carinhanha.
Causa
A Leishmaniose Visceral, conhecida também como Calazar, é uma doença preocupante no Brasil. Ela é causada pelo protozoário parasita Leishmania, que é transmitida pela picada de mosquitos-palha infectados. A doença pode afetar além de cachorros, outros animais e pessoas.
Sintoma
Os sintoma do Calazar são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos. Por ser transmitida de animais para pessoas, é uma doença muito preocupante.
Redação www folhadovale.net