Secretário de Educação de Serra do Ramalho afasta diretora por não zerar conta do PDDE
Jean considerou inadmissível a escola ter gastado o dinheiro oriundo do Programa Dinheiro Direto na Escola, por isso, houve a intervenção.
SERRA DO RAMALHO — Em entrevista concedida ao radialista Vanderelei de Souza, da Rádio Sucesso FM, nesta sexta-feira (11), o secretário de Educação de Serra do Ramalho, na região oeste da Bahia, Jean Carlos Ferreira Dourado, afirmou que não exonerou a diretora da Escola Municipal José Caraíbas, Vâneci Vieira Borges.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Na tarde de quinta-feira (10), ao chegar à escola acompanhado da nova diretora, Jean foi recebido com vaias. Questionado pelo profissional de comunicação, Jean respondeu que decretou intervenção na escola em razão de vários problemas detectados, sendo o mais grave o valor de R$ 52 mil encontrado na conta da escola, oriundo do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Ele considerou inadmissível esse valor na conta da escola, enquanto professores relatam problemas como falta de giz, internet e outros. Ele disse que há 7 meses nomeou uma equipe para cuidar do financeiro, mas ainda restam R$ 22 mil na conta da instituição de ensino.
Jean explicou que desde 4 de julho houve a intervenção, por isso, nomeou interinamente e pro tempore como interventora no cargo de Diretora Escolar na Escola Municipal José Caraíbas, a servidora Raine Marcia Lopes Cavalcante.
De acordo com o secretário, a decisão de afastar a diretora ocorreu após se reunir com COGESP, que determina a intervenção na respectiva unidade escolar em razão do descumprimento das cláusulas e metas expostas no Termo de Compromisso firmado entre a Diretora Escolar Vâneci e a Secretária Municipal de Educação.

Ainda de acordo com o secretário, a comunidade está apta a votar, no entanto, não decide quem vai gerenciar a escola. Ele disse que Vâneci não responde mais por nada e sim Raine.
Durante o programa, Jean fez questão de dizer que quer uma educação de qualidade e, se não for assim, não fica no cargo. Alguns pais questionaram a fala de Jean, que falou sobre a qualidade do ensino público e questionou a decisão do seu filho de estudar em escola particular.