Secretário de Cultura diz para artistas pedir dinheiro na feira
O Secretário de Cultura falou que os artistas devem se reinventar em tempos de pandemia.
VITÓRIA DA CONQUISTA – Na tarde desta quarta-feira (12), os artistas de Vitória da Conquista, cidade da região Sudoeste se reuniram na Praça 9 de Novembro para fazer um protesto em relação ao descaso do Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município, Adriano Gama.
Na sessão virtual da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista desta quarta-feira foi apresentado um projeto de lei que autoriza a criação de auxílio emergencial, destinado exclusivamente aos profissionais do segmento cultural, que desde o início da pandemia tiveram sua renda comprometida pela ausência de trabalho.
Em resposta a proposta da casa o Secretário de Cultura do munícipio rebateu a ideia e sugeriu que os artistas da cidade passe um chapéu nos ônibus e na Feira do Patagônia pedindo dinheiro para sobreviver. Em sua fala, o secretário declara que a classe precisa se reinventar e que ele já possui um amigo fazendo isso.
Indignados com o posicionamento do Secretário, os artistas se reuniram na praça para fazer um protesto contra a fala de Adriano Gama, que além de secretário é músico, compositor, produtor e arranjador musical. É qualificado pela Fundação Ulysses Guimarães e atualmente está cursando licenciatura em Música.
Em janeiro de 2017, Adriano foi nomeado coordenador municipal de Evento e Turismo e depois coordenador de Cultura. Em março de 2019, assumiu a gestão da Secretaria Municipal.
Os artistas não concordaram com a indicação do Secretário. “Nós temos familiares que precisa da gente. Passar o chapéu na praça? Nos não nascemos para isso”, declarou um músico.
Os artistas exigem mais respeito por parte do poder executivo municipal. Até o momento a Prefeitura de Vitória da Conquista não se posicionou em relação a fala inadequada do Secretário.