Secretaria de Educação de Malhada faz parceria para avaliar potencial de alunos superdotados da rede municipal

A iniciativa, inédita, visa proporcionar maior assistência às crianças e adolescentes, da rede municipal de ensino.

MALHADA – A Prefeitura Municipal de Malhada, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou parceria com a Consultoria Espaço Cuidar, na última segunda-feira (24).

O processo de triagem está sendo realizado em todos os estudantes da rede municipal de ensino que apresentam algum tipo de transtorno, deficiência, alta habilidade ou superdotação.

De acordo com a Secretária de Educação, Miria Maristela da Cruz Lima de Souza, a iniciativa, inédita, visa proporcionar maior assistência às crianças e adolescentes, de modo a potencializar suas habilidades.

Após todo o levantamento, os professores receberão capacitação e orientação psicopedagógica para melhor trabalharem em sala de aula.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 3% da população mundial tem altas habilidades, mas o diagnóstico não é simples porque os sinais podem ser confundidos com transtornos de atenção e aprendizagem.

Conforme o Conselho Brasileiro para Superdotação (Conbrasd), o superdotado apresenta três traços: habilidade acima da média em alguma área de conhecimento, comprometimento com a tarefa e criatividade.

 O passo mais difícil é a identificação desses alunos, já que eles não gostam de chamar atenção e muitas vezes manipulam as próprias notas para que não sejam vistos como especiais. 

A legislação prevê – na Lei de Diretrizes e Bases e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – que alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são pessoas com necessidades educacionais especiais e devem receber Atendimento Educacional Especializado (AEE), em sala de recursos multifuncionais ou em outros espaços.

Vídeo institucional

Deixe seu comentário