Secretária de Educação de Malhada anuncia Primeira escola em tempo integral

A Escola Municipal Paulo Feire foi a escolhida para receber toda a estrutura do modelo integral de ensino na cidade.

Atividades
Atividades

MALHADA — A Prefeitura de Malhada, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou nesta quinta-feira (23), a implantação da primeira escola de tempo integral na cidade. A Escola Municipal Paulo Feire foi a escolhida para receber toda a estrutura do modelo integral de ensino na cidade.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A secretária de Educação, Míria Maristela, deu mais detalhes acerca do assunto. Ela explicou que foi uma pactuação que o Município fez junto ao MEC, em conformidade à Lei 14.640/2023, tendo sido aprovada, visando atender estudantes do Ensino Fundamental I, oferecendo carga horária estendida e atividades extracurriculares enriquecedoras.

“A ideia é promover um ensino mais abrangente, que vá além das disciplinas de base, estimulando habilidades socioemocionais e fomentando o desenvolvimento integral dos estudantes”, comentou Maristela.

Reunião

Ela fez questão de dizer que a administração, juntamente com a União, tem investido recursos significativos na infraestrutura da escola. Míria Maristela salientou que “Promover uma educação integral para os estudantes é reconhecer, antes de tudo, os aspectos que compõem o ser humano na sua totalidade, como intelectual, físico, emocional, cultural, religioso, étnico/racial, gênero, político, e abraçar toda essa diversidade como uma riqueza, capaz de mover o indivíduo para a liberdade”, disse.

Para a implantação desse modelo foi contratada Drª. Cláudia Cristina Pinto, que em diferentes momentos conheceu o espaço, está acompanhando com formações e rodas de conversas dos diferentes segmentos da sociedade.

Ela conversou com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, gestores da unidade escolar, professores, funcionários, pais e estudantes. Foram momentos de reflexão e participação através de questionários estruturados e formações, conforme a secretaria.

Em sua fala, Cláudia Cristina Pinto fez uma retrospectiva sobre o processo histórico da Educação Integral no Brasil. Mencionando os pioneiros dessa concepção de educação, como o nosso conterrâneo Anísio Teixeira, bem como seu sucessor Darcy Ribeiro, aos dias atuais com Jaqueline Moll.

Dessa maneira, percebe-se que em tempo ampliado na escola, as crianças das camadas sociais mais vulneráveis passarão a ter mais possibilidades, dentro de um ambiente seguro e livre, com estímulos para desenvolver habilidades, com maior segurança alimentar, além de experiências significativas que podem expandir múltiplas inteligências e sensibilidades no contato com a terra e com as outras crianças.

Deixe seu comentário