Secretária de Educação de Carinhanha pede exoneração
A exoneração foi oficializada na edição do Diário Oficial publicada na última quarta, no Decreto de nº 74 de 3 de abril.

A Secretária de Educação de Carinhanha, no Oeste da Bahia, Edésia Aparecida Lisboa Araújo, foi exonerada do cargo na última quarta-feira, 5 de abril. A exoneração foi oficializada na edição do Diário Oficial publicada na última quarta, no Decreto de nº 74 de 3 de abril.
A publicação deixa claro que a exoneração foi um pedido da própria. Edésia não explicou o motivo porque deixou o cargo que exercia há 90 dias.
Nota da professora Edésia
Leia.
“Tem dias que a gente se sente/ Como quem partiu ou morreu /A gente estancou de repente/Ou foi o mundo então que cresceu/ A gente quer ter voz ativa/ No nosso destino mandar/Mas eis que chega a roda-viva/ E carrega o destino pra lá/ Roda mundo, roda-gigante/ Roda-moinho, roda pião/O tempo rodou num instante/ Nas voltas do meu coração…” (Roda Viva – Chico Buarque)
A escolha desse trecho é uma forma singela de iniciar um texto de agradecimento à população de Carinhanha, do campo e da sede, que ao longo desses três meses pude atender. Foram centenas de pessoas que conversei com amabilidade e seriedade. Não preciso aqui exacerbar um léxico requintado para dizer meu muito obrigada!
Como direcionei na carta de solicitação de exoneração, estou convicta de que assumi a Secretaria de Educação com compromisso, responsabilidade, retidão e honestidade – qualidades imprescindíveis a todo gestor da coisa pública. A pasta da educação não possui uma complexidade surreal. Não há problemas sem solução – e isso não é utopia. O fazer, o querer e a ação é que devem ser priorizadas. Como apresentei-me ao grupo de docentes que compõem a secretaria do município no nosso encontro da Jornada Pedagógica 2017, ratifico a mesma oratória: as escolas de Carinhanha têm o tamanho da necessidade de educação que nós ansiamos e, que respeitados na sua condição de educadores, todos são capazes de colher os frutos almejados.
Não há convivência sem criar vínculos! Assim, agradeço à equipe da Semec, a cada representante de comunidade, de órgãos, dos conselhos, do sindicato dos servidores municipais, a cada cidadão e cidadã que tive a oportunidade de conhecer e, em especial aos cuidados da família da professora Marinalva .
Urge a necessidade da ação na educação do município que eu, com minhas limitações, pude fazer pouco. Porém, saibam que cada atitude foi carregada de amor, de doação, de comprometimento com a minha formação moral, familiar e acadêmica.
Em respeito aos docentes do município de Carinhanha e todos envolvidos com educação, ratifico a minha solidariedade para com esse grupo tão desvalorizado pela maioria da sociedade brasileira. Lutar por educação e garantia de direitos não pode ser considerado como um ato de rebeldia. Que sejamos mais humanos, mais afáveis e que o cuidar seja praticado no dia a dia escolar.
Despeço-me com carinho e gratidão a todos e todas que me acolheram e enviaram centenas de mensagens via WS e e-mails nesses últimos dias.
O meu abraço!
Edésia Lisboa
Graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Graduada em Língua Inglesa e Literaturas
Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Mestranda em Ciências da Educação
Redação www folhadovale.net