Seca mata mais de mil cabeças de gado em Bom Jesus da Lapa
Mais de mil cabeças de gado já morreram em Bom Jesus da Lapa, conforme o secretário de Meio Ambiente, em razão da seca que castiga a região.
BOM JESUS DA LAPA — A seca no oeste da Bahia já matou mais de mil cabeças de gado de fome, na cidade de Bom Jesus da Lapa. A informação foi divulgada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Lúcio Flávio Magalhães, durante entrevista ao jornalista Casimiro, na tarde de sábado (16).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O secretário afirmou que Bom Jesus da Lapa registrou apenas 6 milímetros de chuva nos primeiros 16 dias do mês de dezembro, quantidade muito pouca para o período. “No ano passado, nesse mesmo período foram 150 milímetros de chuva”, comentou.
Questionado como estaria o rebanho bovino, Lúcio Flávio, respondeu que o município já contabiliza mais de 1.000 animais mortos. “A temperatura aqui em média é 43ºC, então não tem animal que resite o calor e a falta de alimento”, afirmou.
Conforme o secretário, mesmo o município tomando diversas medidas não tem conseguido atingir todos os produtores. O Censo Agropecuário divulgado pelo IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que Bom Jesus da Lapa tem um rebanho de 75.730 cabeças de gado.