Rui Costa inaugura ponte sobre o Rio São Francisco entre Barra e Xique-Xique
Construída sobre o Rio São Francisco, a ponte recebeu o nome de Luiz Felipe de Souza Leão, pai do vice-governador João Leão. A ponte tem quilômetro de extensão.
BARRA /XIQUE-XIQUE – O governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT), inaugura na manhã desta sexta-feira (3), uma ponte que liga os municípios de Barra – Xique-Xique. Construída sobre o Rio São Francisco, a ponte recebeu o nome de Luiz Felipe de Souza Leão, pai do vice-governador João Leão. A ponte tem quilômetro de extensão.
Ao todo, foram investidos R$ R$ 133 milhões na obra, que irá melhorar o escoamento da produção entre o oeste e o centro-norte do estado, beneficiando diretamente cerca de 2,5 milhões de baianos.
Até a chegada da ponte, balsas e barcos cumpriam o dever de transportar veículos e pessoas entre os dois lados do rio, percurso que, considerando o tempo de espera, poderia durar mais de 1 hora.
“Essa ponte não é apenas uma obra de concreto. É uma importante ligação entre duas regiões com forte vocação agrícola, que são o Oeste e a região de Irecê. Também estamos integrando essas duas regiões com o norte da Bahia. Presenciaremos, no futuro breve, o impacto econômico dessa obra no desenvolvimento dessa região. É um momento de alegria, investimentos que transformam a atividade econômica e transformam a vida das pessoas”, explicou o governador, após inaugurar, oficialmente, o equipamento.
Para o vice-governador João Leão, também presente no evento, “essa obra representa muita coisa boa e um futuro muito grande. Estão construindo aqui na região usinas de açúcar, grandes projetos de irrigação, e ainda virão muitas obras que vão se complementar com essa ponte”, complementou.
Além da ponte, outras obras de melhorias foram realizadas na BA-160, integrante do Sistema Viário BA-052, como restauração de 28 quilômetros, implantação de baias de emergência e pontos de parada de ônibus, correções na geometria da rodovia e melhoria de acessos locais.
Empregos
As intervenções geraram cerca de 350 empregos diretos e 50 indiretos, e são fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Concessionária Estrada do Feijão (Concef), com a participação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) como agente fiscalizador.
“A ponte vai integrar duas regiões produtivas na área da agricultura e do agronegócio, permitindo não só a interação entre essas regiões como o escoamento da safra nos dois sentidos, para o leste e para o oeste da Bahia. Foi um compromisso do Governo do Estado, que entregou uma obra desta magnitude em tempo recorde”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
Com informação: Eudes Benício