Rio São Francisco completa 510 anos.
O Rio São Francisco completa nesta terça-feira, 4 de outubro, 510 anos de seu batismo cristão. O “Rio Opará”, que para os índios significava “rio-mar”.
O Rio São Francisco completa nesta terça-feira, 4 de outubro, 510 anos de seu batismo cristão. O “Rio Opará”, que para os índios significava “rio-mar”. Quando foi chamado de Rio São Francisco pelos navegadores Américo Vespúcio e André Gonçalves, em 1501 no mês de aniversário do Rio, a Secretaria de Educação do município de Malhada, realiza na noite desta terça-feira, um evento para conscientizar à população ribeirinha.
Revitalizar é preciso!
Nascido na Serra da Canastra, em Minas Gerais, o Rio percorre 2.700 km até atingir o Oceano Atlântico, na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas. Sua bacia possui 640 mil Km2, onde se distribuem 503 municípios e vivem 14 milhões de pessoas, sendo que 58% do seu percurso se dão no sertão nordestino, onde é o único rio perene do semi-árido.
A histórica polêmica abre mais um período de embate entre o governo e a sociedade civil, representada por entidades profissionais, organizações não-governamentais, promotores públicos, políticos locais e representantes da comunidade científica nordestina. O São Francisco é responsável por 70% da água disponível no Nordeste e estes eventos deverão resultar numa ampla mobilização popular destinada a impedir que o destino da Bacia seja decidido de forma unilateral pelo governo, cujas ações evidenciam que a lógica adotada é confrontar e atropelar as leis, instâncias e instituições envolvidas na questão, como o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco.
Por: Folhadovale.Net