Quatro homens são denunciados por homicídio qualificado em Baianópolis
Segundo a denúncia, a vítima foi brutalmente espancada até a morte com pauladas.
BAIANÓPOLIS – O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) apresentou denúncia contra quatro homens acusados de homicídio qualificado pela morte de Valdivina Pereira dos Passos, conhecida como “Di”. O crime ocorreu em 15 de janeiro de 2000, por volta das 19h, no povoado de Baixa do Custódio, zona rural do município de Baianópolis. A audiência de julgamento está marcada para o dia 15 de julho de 2025, às 9h, no fórum da comarca local.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Segundo a denúncia, a vítima foi brutalmente espancada até a morte com pauladas. O laudo cadavérico confirmou que os golpes foram a causa do óbito. Todos os acusados são naturais e residentes no mesmo povoado onde ocorreu o crime.
De acordo com o promotor de Justiça Sinval Castro Vitas, responsável pelo caso à época, a motivação do homicídio teria sido um comentário feito por Valdivina sobre um possível relacionamento entre a menor Cleuzete Soares Figueiredo e um homem casado. A observação, considerada uma afronta à honra na comunidade, teria causado indignação, principalmente em Alcione, um dos denunciados, que, segundo o MP, mantinha sentimentos pela jovem. O crime teria sido cometido por ele, seus dois irmãos e o tio da menor.
Os quatro foram denunciados com base no artigo 121, §2º, inciso II, do Código Penal, que trata de homicídio qualificado, cuja pena prevista varia de 12 a 30 anos de reclusão.
O caso será julgado pelo Tribunal do Júri, com a citação dos réus e a oitiva de testemunhas, incluindo moradores da comunidade e familiares da vítima.