Professora e Pesquisadora malhadense participa do PRECONGERSO ALIE na Argentina
O evento é organizado em conjunto pela ALIE (Associação Latino-Americana de Pesquisa em Educação), em Buenos Aires.

BUENOS AIRES — A professora e pesquisadora malhadense Josedalva Farias desembarcou em Buenos Aires, capital da Argentina, para participar do PRECONGRESO ALIE, que iniciou nesta quinta-feira (7) e encerra na sexta-feira (8).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
O evento é organizado em conjunto pela ALIE (Associação Latino-Americana de Pesquisa em Educação) e pelo Instituto de Pesquisas em Ciências da Educação (IICE) da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires.
O objetivo é gerar um espaço para avançar na construção de uma perspectiva latino-americana e caribenha dos problemas educacionais, como também promover a configuração de uma agenda de pesquisa que recupere a complexidade e heterogeneidade da produção de conhecimento no conjunto de países.
É neste contexto que ganha relevância a possibilidade de dialogar, trocar avanços e resultados de pesquisa, identificar temas em aberto, gerar laços entre pesquisadores/as formados e em formação, favorecer a articulação entre instituições, dentro do amplo e diverso campo educacional.

Foram convocados diversos pesquisadores das variadas instituições educativas de toda a América Latina. E o Brasil está sendo representado por mais de 50 instituições, entre elas a Universidade Estadual de Goiás (UEG), uma instituição estadual que muito tem contribuído para o desenvolvimento da pesquisa e do pensamento crítico brasileiro no campo da educação, tendo como uma de suas orientações a consolidação do direito humano e social à educação.
São 141 pesquisadores educacionais brasileiros que tiveram comunicações aprovadas para se apresentarem nesses dois dias de evento. Desse total, 30 pesquisadores da UEG, entre orientadores e mestrandos, apresentarão seus projetos de pesquisa.
Entre o grupo de pesquisadores(as), temos a malhadense professora e pesquisadora Josedalva Farias, que na manhã do dia 08/08/2025, fará uma comunicação oral de seu projeto de pesquisa que versa sobre a “ Participação das Mulheres do Quilombo de Tomé Nunes: desafios, lutas e conquistas”, no Eixo 06, Mesa: 6.3.
O evento acontece na sede da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires/Argentina. Esse encontro internacional de pesquisadores educacionais, ocorrerá num contexto marcado pelas tensões políticas, sociais e econômicas que atravessam nossas sociedades e o mundo.
As disputas geopolíticas e culturais que estamos observando se expressam em múltiplas dimensões, entre elas, na educação. A Associação Latino-Americana de Pesquisa em Educação (ALIE) é formada por um conjunto de organizações e redes do campo, com a finalidade de construir um espaço de encontro para aqueles que pesquisam educação na América Latina.
Entre seus propósitos estão, o reconhecimento e o diálogo entre saberes diversos, assim como a dinamização de relações de cooperação e redes de intercâmbio.