Produção de ovos de galinha caipira gera renda para famílias do Sertão Produtivo
Moradores de uma pequena comunidade rural de Malhada de Pedras conseguem tirar o equivalente a um salário mínimo, só com a venda da produção de ovos de galinha caipira.
MALHADA DE PEDRA – Em uma pequena comunidade rural no município de Malhada de Pedras, localizado na região Sudoeste do Estado, 20 famílias beneficiadas com a implantação de aviários para criadora de galinhas caipiras estão conseguindo obter uma segunda fonte de renda.
A implantação dos aviários, que teve aplicação de recursos da ordem de R$ 316,9 mil, é uma iniciativa do Governo do Estado, via projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
A maioria das famílias consegue tirar o equivalente a um salário mínimo, só com a venda da produção de ovos. A presidente da Associação da Lagoa das Cacimbas, Maria Sônia Santos Ataíde, explica que o projeto foi implantado priorizando jovens e mulheres, e está gerando desenvolvimento na comunidade.
“Os beneficiários vem gerando renda com a criação de galinhas caipiras e, em alguns casos tem produção diária de 10 dúzias de ovos. O projeto garante a segurança alimentar das famílias, com o total apoio da associação e a produção é vendida direto para o consumidor, sem interferência de atravessadores”.
Ela conta ainda que as famílias trabalham também com outros produtos, que são vendidos para programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE): “A gente agradece à CAR/Bahia Produtiva que revolucionou muito na zona rural, trazendo renda e segurança alimentar para as famílias”.
Segundo a presidente da associação, além dos investimentos do Governo do Estado, esse resultado também se deve à união entre associados e associadas e a muito trabalho e esforço, que permitem à associação crescer mais, a cada dia: “Agora estamos recebendo um projeto de agroindústria e já temos beneficiários que estão na maior expectativa. Estamos no processo de licitação, para a gente começar a trabalhar”.
Danilo Joad, assistente territorial do Bahia Produtiva, que atua em municípios do Território Sertão Produtivo e acompanha o projeto, salienta que a produção, antes da implantação do Bahia Produtiva, era unicamente convencional, não sendo empregada nenhuma orientação técnica.
“A produção das propriedades aumentou em mais de 90%, tendo agricultores com média de produção diária de nove dúzias de ovos por dia e todos os beneficiários tem pensamento de ampliar sua produção”.
Comercialização – Os produtos são comercializados diretamente nas casas de clientes, nas feiras livres, na Feira da Agricultura Familiar de Malhada de Pedras, que acontece na sede do município, às sextas-feiras, na Praça da Bandeira, a partir das 15h, e também nas quitandas e supermercados, além de vendas para os programas PAA e PNAE.