Produção de alimentos complementa renda de pequenos agricultores de Candiba

Os pequenos agricultores colhem manga, goiaba, cebola, tomate, maxixe, abóbora, banana e melancia, na região do distrito de Pilões.

Produtos colhidos em Candiba. Foto: Reprodução SDR/CAR 
Produtos colhidos em Candiba. Foto: Reprodução SDR/CAR

CANDIBA – Os pequenos agricultores e familiares da Associação dos Produtores Rurais de Pilões, da zona rural de Candiba, no sudoeste da Bahia, já possuem uma variedade de alimentos em seus quintais.

Graças ao apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Os pequenos colhem manga, goiaba, cebola, tomate, maxixe, abóbora, banana e melancia.

A venda desses produtos para estabelecimentos comerciais da região garante uma renda complementar para os agricultores que estão animados com a segunda colheita realizada.  

A presidente da associação, Carmem Aparecida Cardoso, conta que antes havia cultivos básicos e para consumo. “Tivemos um grande avanço relacionado ao cultivo de alimentos de subsistência e despertamos o desejo de plantar mais e alimentos diferentes também”.  

Foram, no total, R$ 55,8 mil investidos em insumos como sementes, sistemas de irrigação, bombas, fita gotejadora, adubação, entre outras melhorias para o desenvolvimento da produção dos agricultores de Pilões. A iniciativa faz parte das ações Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do projeto.  

Os agricultores contam ainda com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pelo Mais ATER, ação coordenada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da SDR, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Consórcio Alto Sertão.  

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. 

Com informação da Assessoria de Comunicação SDR/CAR 

Leia mais:
Deixe seu comentário